Borjão atende taxistas e propõe alterações na lei
Foi sobrestado hoje, projeto de autoria do vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), que dispõe sobre a padronização visual dos veículos de aluguel denominados “táxis”. A modificação proposta pelo parlamentar na atual legislação, atende solicitação dos taxistas uberabenses, que tem dificuldade para encontrar a cor azul báltico, como definia a Lei anterior, para as faixas em formato xadrez. Pela nova proposta ficará definido, se o projeto for aprovado em um próxima reunião, que as faixas poderão ser na versão azul (sem outra especificação de tom) e branco, acrescentando apenas, que elas devem ser refletivas. Outra alteração proposta, determina que os veículos deverão ter em sua carroceria, “junto às portas dianteiras, abaixo da faixa quadriculada, de ambos os lados, para melhor identifica-los, inscrições com número do ponto, número da permissão de maneira proporcional à faixa, com o mínimo de 12 centímetros, ficando facultativa a colocação do nome, logotipo, telefone e número de ordem da empresa, cooperativa, sindicato ou associados”. Na lei anterior esta questão não era obrigatória.
“Queremos atender os taxistas e também garantir uma maior segurança, pois o passageiro poderá ter acesso aos dados do taxista se for necessário, haja vista que, com o número da permissão é possível localizar o táxi e seu motorista”, lembrou o vereador, destacando que as mudanças poderão ser feitas, quando o profissional for trocar o veículo.
O vereador Tony Carlos (PMDB), autor da alteração anterior, que estipulou que os veículos utilizados como táxis deveriam ser brancos com faixas azuis, apresentou emenda modificativa, solicitando que as faixas adesivas no formato “xadrez”, sejam na versão “vinil refletivo azul e vinil refletivo branco, com grau técnico de luminosidade”, para dar mais segurança e garantir melhor visibilidade.
Segundo Borjão, algumas outras alterações serão propostas e por isso a necessidade de sobrestamento da matéria. A expectativa é que o projeto retorno nas sessões da próxima semana.