CMU garante apoio às atividades em defesa da mulher
Os vereadores receberam hoje (22/02), no plenário da Câmara, a ex-vereadora e atual Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Marilda Ribeiro Rezende. Ela apresentou a programação das atividades que norteiam a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que acontecerão entre os dias 07 e 13 de março. No início de seu pronunciamento, Marilda destacou que Uberaba avançou no tema defesa e política públicas para a mulher, ao criar a coordenadoria. Ela fez um relato da história de luta das mulheres na busca por igualdade e respeito. “Queremos equilíbrio e não estar acima dos homens. Por isso, nos eventos que faremos na semana em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, queremos que os homens participem, que lutem com a gente contra a violência, contra o preconceito e por mais respeito e igualdade”, disse a coordenadora.
Marilda pediu apoio dos vereadores também para o cumprimento das Leis do Restaurante Popular e Creche Noturna, de sua autoria e que fazem parte das ações de proteção a mulher Ela também explicou que no final de 2009, encaminhou ao governo federal, o projeto para a implantação do CIM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) em Uberaba. “É preciso à união de gestores públicos para que o projeto se torne realidade, com vista a dar mais segurança, dignidade e proteção às mulheres em situação de violência no município. Através de recurso federal será possível efetuar o pagamento de aluguel do local onde será implantado o CIM, bem como fazer o aparelhamento dos diversos serviços que compõe o centro”, afirmou, explicando que estes serviços são: Vara Especializada nos Termos da Lei nº 11.340/06, Promotoria de Justiça da Mulher, Núcleo de Atendimento a Mulher, Defensoria Especializada de Atendimento a Mulher e Serviço Multidisciplinar.
Parcerias - O presidente da Câmara, vereador Lourival dos Santos (PCdoB), garantiu o apoio da Casa às atividades e também afirmou que participará das atividades. O vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), destacou o trabalho da ex-vereadora e também colocou seu gabinete a disposição para auxiliar nas atividades a serem desenvolvidas entre os dias 07 e 13 de março. O primeiro secretário da Casa, Luiz Humberto Dutra (PDT), lembrou que a história deixou a mulher em segundo plano, mas que é necessário mudar isso. Dutra afirmou que é necessário também que a sociedade estirpe preconceitos. O colega de partido de Marilda, vereador José Severino Rosa, deu apoio à coordenadora e destacou que as atividades que serão desenvolvidas são de suma importância visto que valorizam a vida. O vereador líder do prefeito, Cléber Cabeludo, também afirmou que estará presente às atividades e dará o apoio que for solicitado.
O vereador Almir Silva afirmou que é parceiro de Marilda na cobrança pela viabilização do Restaurante Popular. O professor e vereador Carlos Alberto de Godoy, destacou a necessidade de lutar pelo fim da desigualdade e pelos direitos da mulher. “É uma luta histórica, mas que tivemos grandes avanços. Precisamos fazer mais. Uberaba deu um passo importante com a criação da coordenadoria e é necessário mantê-la não importa quem estiver no poder”, destacou.
Os vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) e Samuel Pereira (PR), hipotecaram apoio a coordenadoria e destacaram a importância de levar informações sobre os direitos das mulheres a toda comunidade. O vereador Tony Carlos, afirmou que o “mundo moderno aposta mais na mulher, visto que através do trabalho, elas lutam contra o individualismo dos homens e trocam a competição pela cooperação”. Tony lembrou ainda que, no próximo dia 24/02, comemora-se 78 anos em que as mulheres brasileiras conquistaram direito ao voto.
O vereador, vice-presidente da CMU, Afrânio Cardoso Lara Resende (PP), pediu apoio da coordenadoria para transferir o Centro de Referência da Mulher, para um local adequado. O vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB) também reivindicou da coordenadora apoio para atender demanda da comunidade, que pede a transferência do Banco de Leite Materno, do Caism para a Maternidade do Povo.
Veja programação a agenda de eventos do site da CMU