Foi aprovada na noite de ontem (13), no plenário da Câmara Municipal, a criação da Escola Municipal Dr. Aluízio Rosa Prata, visando atender às famílias do Residencial Rio de Janeiro e Isabel do Nascimento.
Segundo o líder da prefeita Elisa Araújo, vereador Fernando Mendes, esses conjuntos habitacionais possuem grande número de crianças na faixa etária de 6 a 14 anos. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96) reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. É dever do Estado garantir vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental próximo à residência da criança com idade igual ou superior a quatro anos”, disse, acrescentando que a inexistência de unidade de ensino na região motiva o deslocamento dessas crianças para outros bairros. “Acredito que o projeto contempla aquela região de forma merecedora. Sem contar que a criação da escola reduzirá despesas da dotação orçamentária prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) com o transporte de alunos desses bairros para outra região, além de colaborar para o processo de qualidade de vida e estabilidade social dos habitantes, pois a educação é instrumento imprescindível à sobrevivência, desenvolvimento cultural e inserção social dos indivíduos. A previsão de entrega da escola é janeiro de 2022”, contou Fernando.
Aluízio Rosa Prata representou Uberaba nas mais importantes universidades de medicina do país, honrando-nos com suas bem sucedidas pesquisas que beneficiaram, principalmente, a população das zonas rurais que sofriam com as doenças Infecto Parasitárias, de acordo com texto da proposta. “Considerando os relevantes serviços prestados aos cidadãos, o município reconhece e presta a homenagem a esse grande homem”, destacou o Executivo.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação
14/10/2021