Na última reunião ordinária de novembro, a Câmara Municipal de Uberaba (CMU) recebeu a visita do deputado estadual, Heli Andrade (PSL), que fez uma prestação de contas do mandato aos parlamentares.
Líder do governo na CMU, o vereador Fernando Mendes (MDB), aproveitou a oportunidade para solicitar ações do deputado na busca por investimentos para Uberaba.
No início da sua participação, Fernando Mendes aproveitou para parabenizar o deputado Heli Andrade, pela autoria da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28 e PEC 53. As PECs, incluem o sistema prisional como órgão de segurança pública e a regulamenta a polícia penal e o Departamento Penitenciário (Depen), respectivamente.
O líder do governo na CMU lembrou que o deputado é presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Fernando Mendes então aproveitou para solicitar de Heli Andrade, uma maneira de interligar Uberaba a ferrovia Centro-Leste, para escoar a produção local ao porto no Estado do Espírito Santos.
“Recentemente, participamos de uma reunião no Sindicato Rural de Uberaba, que teve a participação de um gestor do porto no Espírito Santo. Ele sugeriu que a produção daqui fosse levada para Araguari e de lá, ser escoada. Por que não escoar esses produtos a partir de Uberaba? Qual o sentido de aumentar os custos de produção com essa logística? A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), já sugeriu que essa produção fosse escoada a partir do nosso município”, destacou Fernando Mendes.
“Esse assunto é muito importante e interessa a todo o Estado. A região Noroeste precisa escoar a sua produção de grãos. E nessa condição, o trajeto teria que ser Uberaba, Uberlândia, Araguari, passa pelo Noroeste de Minas (Paracatu, João Pinheiro e Unaí) vai para Belo Horizonte e segue para o Porto de Tubarão. Se for seguir a sugestão que foi dada (pelo gestor do Porto de Tuberão), teremos sérias dificuldades e corremos risco de perder R$ 40 milhões de investimentos da VLi, para reconstrução da ferrovia Uberaba, Araxá, Campos Altos. É importante também um investimento na ferrovia Uberaba-Uberlândia-Chaveslândia até o Porto de Itaqui, no Maranhão, que diminui em 11 dias a exportação para China e barateia o custo do transporte em 40%. Nós não temos obrigação de salvar o Porto de Tubarão, mas de manter competitivos os produtos de Minas Gerais”, explicou Heli Andrade.
Fernando Mendes ainda solicitou do deputado esforços para a atração de um frigorífico e um laticínio para produção em larga escala para Uberaba.
“Compramos carne bovina fora de Uberaba. Não é possível atrair um investimento de um grande frigorífico para Uberaba? Estive em Sacramento e conheci um grande laticínio naquela cidade. Não seria possível buscar para Uberaba um investimento desse porte? Somos uma importante bacia leiteira e não temos grandes produtores de queijo. Para comprar queijo em grande escala temos que comprar fora”, disse Fernando Mendes.
“Sobre esses investimentos nós esbarramos na Cemig. Estamos tentando reabrir um frigorífico em Campina Verde, com geração de 400 empregos, mas a Cemig coloca em dificuldade o crescimento dos investimentos em Minas Gerais”, lamentou Heli Andrade.
Fernando Mendes também pediu atenção para os jovens, com a criação de cursos profissionalizantes e esportes. “Ações nesse sentido ajudam a minimizar a criminalidade em nossas cidades”, afirmou o vereador.
O deputado concordou com o líder do governo na Câmara e disse que somente com ações voltadas para a criação de oportunidade de cursos profissionalizantes e acesso ao esporte para os jovens.
O vereador Fernando Mendes ainda pediu empenho do deputado para ações para melhorias na BR 262 e na AMG-2595, antiga Filomena Cartafina.
“Eu aproveito para solicitar que a Assembleia de Minas discuta medidas para a retomada da economia pós-Covid. É preciso um pacote de medidas para salvar a economia no Estado no pós-Covid”, frisou Fernando Mendes.
Assessoria de Comunicação, Gabinete do Vereador Fernando Mendes