ABCZ doa oficialmente à Câmara Municipal a Maquete da Praça Rui Barbosa

02/02/2024 19:24

Produzida pelo artista José Eduardo Araújo para a 25ª mostra do Museu do Zebu, em 2008, a maquete da praça Rui Barbosa agora é parte definitiva do acervo do Paço Municipal. A tarde de sexta-feira (2/2) na Câmara de Uberaba foi marcada pela doação oficial da peça pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Estiveram presentes ao ato o presidente da ABCZ Gabriel Cid, a vice-presidente da ABCZ e presidente do Museu do Zebu Ana Cláudia Mendes Souza, o presidente do Legislativo, vereador Fernando Mendes e o líder da prefeita Elisa Araújo, vereador Almir Silva, que destacou a importância histórica do momento. “Uberaba tem enraizada a história dos criadores de zebu. A Câmara recebe com muito carinho esse verdadeiro presente que retrata a década de 1930”, diz. Para o presidente da ABCZ, a hora em fazer parte da comunidade uberabense é da entidade. “Estamos muito felizes, porque é uma forma simples, porém representativa, que a ABCZ tem de agradecer ao povo de Uberaba pelo carinho e reconhecimento”, afirma.

A presidente o Museu do Zebu ressaltou a importância da valorização da arte e da história do município. “Um artista de Uberaba, talentoso e que nos brinda coma arte em papelão destacando detalhes dos casarões da década de 30”. O presidente da Câmara, vereador Fernando Mendes, chamou para visitação. “Sou comprometido com a valorização da cultura e da arte de nossa Uberaba. Estamos realizando ações importantes que vão valorizando o Paço Municipal e suas obras, como foi o caso da restauração da obra Retirada da Laguna, de valor inestimável. Queremos que a nossa gente visite a Câmara e se encante com cada espaço e sinta orgulho da história do município”, afirma Fernando Mendes.

Jor. Renata Thomazini

Dep. Comunicação CMU