Quase 30 anos após ser aprovado, o Título de Cidadania Uberabense concedido pelo Legislativo ao ex-juiz Everardo Leonel Hostalácio, finalmente foi entregue nesta quinta-feira (09). O primeiro vice-presidente, vereador Marcos Jammal, entregou o diploma em nome da Câmara Municipal.
A homenagem, de autoria do ex-vereador José Rodrigues de Resende, foi aprovada em 1994, um ano após a criação do Título de Cidadania, instituído através da Resolução número 877, de fevereiro de 1993. O ex-juiz explicou porque não recebeu a honraria na época, segundo ele, iria receber junto com o ex-governador Hélio Garcia, que acabou não vindo à cidade.
A solenidade, realizada de forma restrita, na sala da Presidência, contou com as presenças da esposa do homenageado, Ana Maria Nunes Hostalácio, além de amigos do ex-juiz, da época em que morava na cidade. Jammal, que também é advogado, falou sobre a satisfação de entregar o diploma, mesmo que tardiamente.
Everardo Leonel Hostalácio atuou como juiz da 3ª Vara Cível em Uberaba, no período de 1990 até 2001, quando foi promovido e transferido para Belo Horizonte, onde assumiu a Vara de Intrância Especial, onde permaneceu durante quatro anos, até se aposentar. O objetivo, segundo ele, foi poder finalmente reunir a família, com os três filhos e cinco netos.
Natural de Piumhi (MG), o ex-juiz ficou emocionado com a homenagem. Ele lembrou que morou em várias comarcas, mas foi em Uberaba que se sentiu acolhido e criou os filhos, dos quais dois se formaram médicos na cidade (um ortopedista e uma cardiologista). Atualmente a família mora na cidade de Birigui (SP).
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
09/06/2022