Na tarde desta sexta-feira (28) o vereador Pastor Eloisio Santos (PTB) após receber reivindicação de moradores visitou mais uma unidade básica de saúde (UBS). Desta vez no bairro Residencial Rio de Janeiro, onde o mesmo averiguou o quadro de médicos que atende no local, o horário de funcionamento da farmácia e a situação da estrutura do prédio recém construído e inaugurado para atender os Bairros Rio de Janeiro, Isabel do Nascimento e adjacentes.
Ao chegar na unidade o vereador foi decepcionado pelos funcionários e pelo gerente Rafael que está a frente da unidade, sendo que este acompanhou o Pastor Eloisio em sua visita e tirou todas as dúvidas relacionadas ao funcionamento da UBS. O vereador averiguou o quadro de médicos que hoje conta com um médico ginecologista, uma pediatra, uma psicóloga, dois clínicos gerais que estão atendendo normalmente durante a semana, a unidade também conta com dentista que está atendendo apenas casos de urgência por decorrência da pandemia. Uma das reclamações dos pacientes é sobre o horário de funcionamento da farmácia, que funciona das 08:30 às 14:30 horas, sendo assim os pacientes atendidos após o horário de fechamento da mesma, só conseguem pegar medicamento no outro dia, trazendo assim indignação por parte da população que precisa desse serviço essencial.
O que mais chamou atenção do Vereador Pastor Eloisio foi a informação de que a unidade não tem nenhum telefone instalado, impossibilitando o contato da população com a mesma. A situação do prédio que abriga a unidade, é uma obra recente, uma vez que, foi entregue e inaugurada no final do ano passado pela gestão passada que estava à frente da prefeitura e já conta com diversos problemas como: o chão da entrada do estacionamento afundando, paredes com infiltração e várias rachaduras e a energia do local que é 110V, o que já trouxe grandes problemas pela voltagem da rede elétrica não ser o suficiente, impedindo o uso da geladeira de armazenamento de vacinas, tendo que ser usado caixas térmicas.
O vereador já na próxima semana irá encaminhar requerimentos pedindo informações e solução para os problemas constatados e inclusive irá pedir todos os contratos e documentação da construtora responsável pela construção da UBS do Rio de Janeiro e de outras como do Bairro Residencial 2000, que tem estado com os mesmo problemas em suas estruturas recém construídas.
01/06/2021