Borjão acompanha encerramento de oficina na Casa de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá/IMAD

18/06/2012 00:00

Compartilhar

Borjão acompanha encerramento de oficina na Casa de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá/IMAD
Semana passada (14), foi encerrada a oficina itinerante na Casa de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá, que atua junto ao Instituto Municipal Antidrogas - IMAD no atendimento a pessoas do sexo feminino que são dependentes químicos e de álcool. O projeto, que tem como objetivo ensinar uma ocupação para as mulheres assistidas pela entidade como forma de contribuir com sua recuperação, é resultado de ação conjunta entre a Casa do Artesão e o vereador Marcelo Machado Borges, que destina emendas às instituições para contribuir com a continuidade de suas atividades. 
O envolvimento das artesãs aliada aos recursos do parlamentar possibilitaram a realização da oficina na entidade. "Acredito que esse trabalho tem o poder de mudar a vida dessas mulheres. O artesanato é uma verdadeira terapia que desenvolve a coordenação e concentração, ajudando no desenvolvimento e recuperação das assistidas", reforçou o vereador. A oficina começou em março e, em menos de quatro meses, já realizou grandes transformações na entidade que existe há sete anos. Além de promover o resgate de valores e ajudar na recuperação das 38 assistidas, o projeto ensina uma ocupação para futura geração de renda. 
O artesanato em forma de biscuit transmite uma sensibilidade e delicadeza que há tempos estavam escondidas nas mulheres que integram a Casa de Acolhimento. A mesa tomada pelos trabalhos, ainda que pequena e singela, é fruto de muito esforço e superação. "Através do trabalho, elas se distraem, exercitam suas capacidades e habilidades e interagem melhor umas com as outras. Ações que contribuem para acelerar o tratamento. São inúmeros os benefícios proporcionados pelo projeto que desenvolvemos em parceria com Borjão no IMAD", esclareceu a presidente da Casa do Artesão, Maria Aparecida Borges Freitas.
Marta de Oliveira é presidente da Casa de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá e reforçou a importância do apoio dos parceiros para a manutenção da instituição. Segundo ela, o trabalho da entidade é importante porque recebe mulheres dependentes que foram marginalizadas pela sociedade. "Agradecemos o apoio do vereador e da casa do Artesão, que torna possível dar continuidade a essa trabalho de assistência a essas mulheres que tanto precisam de cuidados e atenção", reforçou, destacando que mais do que uma luta pela vida, a entidade também luta para combater o preconceito que os dependentes químicos, principalmente quando são mulheres, ainda sofrem.
No dia do encerramento das atividades do projeto, as novas artesãs recolheram suas criações e poderão guardá-las ou até mesmo vendê-las, caso estejam interessadas em transformar a nova ocupação em ofício. Para fechar com chave de ouro a oficina, foi feita confraternização para celebrar a parceria que está apenas começando e que ainda dará muitos frutos.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados