Borjão apoia exposição de pinturas com parte da renda para Casa de Apoio Danielle
O vereador Marcelo Machado Borges (DEM) apoiou a iniciativa de pintor uberabense que vai destinar parte do valor arrecadado com as obras de sua autoria a uma entidade assistencial da cidade. O parlamentar prestigiou o lançamento da mostra "Renato Sbrissa Imagens", na galeria de artes do SESI/Uberaba.
O médico oftalmologista Renato Sbrissa desenhou histórias em quadrinhos de faroeste no Rio de Janeiro, onde morou durante 20 anos. Ele também já fez ilustrações para livros científicos no Brasil e no exterior, assim como um Atlas de Plástica Palpebral com o conceituado médico cirurgião plástico Ivo Pitanguy. O trabalho foi vencedor de vários prêmios, como o Troféu Jabuti, além de uma apresentação na Feira de Frankfurt (Alemanha).
A pintura surgiu como um hobby em 1991, e desde então se tornou uma segunda profissão na vida de Sbrissa. Pelo trabalho, já recebeu o maior prêmio do país, a Ordem do Mérito das Belas Artes do Brasil, quando recebeu o título de comendador.
A exposição montada atualmente conta com 68 obras. São telas com temas variados, natureza morta, mitologia, cenas bíblicas e pin-up (imagens sensuais femininas, com mistura do clássico romantismo). A modelo pin-up é a empresária Débora Mota, que há dez anos conheceu Sbrissa em um estúdio fotográfico, quando aceitou o convite para pousar.
Parte da arrecadação com as vendas das obras será destinada à Casa de Apoio Danielle (rua Governador Valadares, 438, centro), que atende familiares e pacientes em tratamento de câncer no Hospital Doutor Hélio Angotti. De acordo com a presidente Cecília Vendramini e a vice-presidente Maria de Lourdes, criada inicialmente há 13 anos para atender dez pessoas, hoje a Casa recebe diariamente uma média de 50 pessoas, podendo chegar a 120 no horário do almoço. Também são oferecidos café da manhã, café da tarde, jantar, além do banho e local para dormir.
A entidade recebe apenas R$ 1 mil por mês da prefeitura, sendo mantida em funcionamento por causa das doações. De acordo com o vereador Marcelo Borjão, evento como este (a exposição) são muito importantes, tanto para destacar e valorizar o artista uberabense, quanto para praticar a solidariedade, através da ajuda à Casa de Apoio. "A cidade precisa dar mais valor ao artista uberabense", finalizou Borjão.
A exposição acontece na galeria de artes do SESI, na praça Frei Eugênio, 231, bairro São Benedito, até o dia 30 de abril.