Borjão prega independência entre Poderes
O vereador afirmou, durante discurso, que ao solicitar a revisão da Lei agiu em defesa da população
Fazendo uso da tribuna da Câmara Municipal, durante sessão plenária de hoje (03/08), o vereador Marcelo Borjão (PMDB) fez um desabafo sobre o embate ocorrido entre ele e o prefeito licenciado Anderson Adauto, por ocasião de reunião a PMU, com o prefeito Paulo Mesquita, em torno de uma possível revisão na Lei que multa a população por causa de terrenos sujos e outros. Borjão lembrou que os vereadores Samuel Pereira, João Gilberto Ripposati, também participaram da reunião, que teve como objetivo, buscar uma solução para esta questão, que tem tirado o sossego da população, que vem sendo multada, muitas vezes, de maneira injusta.
Sobre a fala de AA de que “Borjão quis enrolar o Dr. Paulo”, o vereador destacou, que ao buscar entendimento com o atual prefeito, estava exercendo seu direito e obrigação como parlamentar, defendendo os interesse da população. “Quando assumi meu mandato, primeiramente como suplente em 2005 e agora como titular a partir de 2009, deixei bem claro que não seria um defensor incondicional do governo, me reservando ao direito de fazer críticas, levantar questionamentos e buscar melhorias em prol da população. Não uso de falsidade ou procuro agradar, mas defendo meus posicionamentos e, quando necessário, ao me deparar com argumentos que me convençam do contrário, tenho a humildade de voltar atrás”, afirmou.
Fazendo uma prestação de contas, Borjão pontuou os trabalhos desenvolvidos durante o seu mandato e que foram demandas da própria comunidade.
1. Reversão dos cortes das verbas para as entidades filantrópicas no ano passado, que perderiam 40% de seus recursos.
2. Reajuste dos valores pagos para as vans em Uberaba
3. Reajuste dos servidores públicos municipais em 10%. Nenhum político do Partido dos Trabalhadores se manifestou na época em defesa desse reajuste.
4. A vergonha da cobrança das refeições para professores da rede pública municipal, contra a qual protestamos veementemente.
5. Apoio a greve dos professores do Estado
6. Barrar reajuste de 527% nas tarifas do transporte coletivo para bairros rurais
7. Regularização dos loteamentos fechados em Uberaba, que pedi vistas e fizemos emendas que permitiram reduzir de 5% para 3% os valores que eles teriam de pagar ao Município. Procurados pelos proprietários, não medimos esforços para fazer mudanças substanciais, inclusive com o respaldo do Ministério Público.
8. Mudança no projeto de avaliação de desempenho dos servidores públicos municipais que ainda será votado na Câmara
9. A forma como foram regularizadas as caçambas, que discutimos com os empresários antes da aprovação do projeto;
10. Dentre tantos outros dos quais muito me orgulho.
Para Borjão, a busca pela revisão desta Lei, é um direito legítimo e como parlamentar ele não poderia se furtar à questão. Para ele, os Poderes tem que ser harmônicos, porém, independentes. Os vereadores Samuel Pereira e Itamar Ribeiro de Rezende apoiaram Borjão em sua fala.