Borjão solicita o Selo Pró-ético para empresas privadas
Foi aprovado na Reunião Ordinária desta terça-feira (14), o requerimento de autoria do Vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM), solicitando que o Prefeito Paulo Piau encaminhe à Câmara Municipal um Projeto de Lei instituindo no âmbito do município a divulgação do Selo Pró-ético da Controladoria Geral da União, destinado às empresas privadas de Uberaba.
Segundo o vereador, o Cadastro Empresa Pró-Ética faz parte de um conjunto de ações voltadas para prevenir à corrupção e promover à ética e a integridade no meio corporativo, além de representar um marco para novos tempos nas relações município-setor privado, assim como nas relações entre empresas e sociedade. Desta forma, disse Borjão, o selo irá consolidar e divulgar as empresas que adotam voluntariamente medidas reconhecidamente desejadas e necessárias para se criar um ambiente de integridade e confiança com os órgãos públicos.
Borjão argumentou ainda que a empresa, ao aderir ao Cadastro, assume o compromisso público e voluntário, perante o governo e a sociedade, de que adota medidas para prevenir e combater a corrupção dentro de sua instituição, em favor da ética nos negócios. "A admissão ao Cadastro, não irá gerar à empresa quaisquer direitos, garantias ou privilégios, tampouco certifica a ética, a legalidade ou idoneidade da empresa cadastrada e dos atos por ela praticados", esclareceu o vereador.
Marcelo Borjão finalizou dizendo que o Selo Pró-Ético dará visibilidade às empresas que compartilham com a ideia de que a corrupção é um problema que deve ser prevenido e combatido não só pelo governo, mas também pelo setor privado e pela sociedade.
Área Azul - Na mesma reunião o Vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM) solicitou ao Poder Executivo que seja reservado vagas nas vias que tem Área Azul, para estacionamento de veículos de idosos, acima de 65 anos e portadores de necessidades especiais.
Memorial Chico Xavier - O Vereador também pediu via requerimento ao Prefeito Municipal a prestação de contas do Memorial Chico Xavier. Segundo ele, é importante esclarecer à população de Uberaba o porquê da demora da construção do Memorial. "Com o relatório em mãos será possível verificar o que está impedindo que a construção seja concluída e no que o Poder Legislativo poderá colaborar para agilizar a conclusão", finalizou o vereador.