O subsídio dos vereadores de Uberaba será corrigido em 10,16% com a aprovação de proposta para correção do vencimento na noite de ontem (07), na Câmara Municipal. O porcentual aplicado é a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, usado na correção de salário, acumulado no período de janeiro a dezembro de 2021.
A sessão dividiu opiniões sobre o assunto. Muitos dos parlamentares se comprometeram a destinar a diferença salarial aprovada para instituições sérias de Uberaba que necessitam da colaboração da sociedade para assegurarem seus projetos assistenciais. O presidente da Câmara, Ismar Marão, que vinculado aos termos do Regimento Interno, precisou contabilizar seu voto na sessão, devido ao empate que houve na votação, é um dos vereadores que irá fazer o repasse da quantia aprovada [o valor discutido gira em torno de R$1,2 mil].
Dos 21 vereadores, dez foram contrários à iniciativa, justificando desconforto em aprovar a matéria. Alessandra do Abrigo dos Anjos, Cabo Diego Fabiano, Caio Godoi, Celso Neto, Denise da Supra, Elias Divino, Professor Wander, Rochelle Bazaga, Túlio Micheli e Varciel Borges são os parlamentares que votaram contra o projeto.
De acordo com a Mesa Diretora da Casa, existe dotação orçamentária própria para abarcar as despesas da correção dos subsídios, bem como disponibilidade financeira para tal. “O projeto não se refere a aumentos dos subsídios dos Agentes Políticos do Poder Legislativo, mas apenas a recomposição das perdas inflacionárias que ocorreu no ano de 2021”, justificou a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara.
Sessões – Projeto que transfere para o dia 22 de fevereiro a reunião do dia 28 foi aprovado no plenário. As Reuniões Ordinárias desse mês serão realizadas nos dias 2, 7, 9, 14, 16, 21, 22 e 23.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
08/02/2022