A homenagem foi feita para o cantor e compositor Neném Violeiro, pai do presidente da CMU, Ismar Marão
Uma alteração no Calendário Popular do Município marcou a reunião desta segunda-feira (06), na Câmara Municipal de Uberaba, com muita emoção. Um Projeto de Lei de autoria da vereadora Denise da Supra, votado e aprovado, criou a “Semana Neném Violeiro”, artista que era pai do presidente do Legislativo, Ismar Marão.
José Vicente dos Santos, o Neném Violeiro, cantor e músico, começou a carreira se apresentando em bares da cidade, ou onde tivesse alegria e música. Desde 1968 já cantava nas principais rádios e programas de auditório, até que formou sua primeira dupla sertaneja, chamada Neném e Itamar.
A dupla venceu vários festivais de música da região, até que surgiu naquela época o grande Festival Arizona, envolvendo vários estados do País.
Em 1978 Neném e Itamar venceram o festival na cidade de Barretos e o prêmio deu direito a gravação de um disco na maior gravadora do brasil à época, a Chantecler. A dupla gravou três discos, os quais fizeram muito sucesso, após a separação da dupla com Itamar, Nenê começou a cantar com outro amigo, Manuelzito. Também gravaram em outras gravadoras dois discos de vinil e três CDs, se apresentando em muitas regiões do Brasil.
Emocionada, a vereadora Denise lembrou da amizade que tem com o presidente Ismar e com sua família, desde muito antes de entrarem para a política. Ela agradeceu pela honra de poder homenagear Neném Violeiro, e destacou o talento que ele tinha.
Todos os vereadores prestaram homenagens e destacaram a importância do artista, que faleceu em novembro de 2024, para a família e para a cultura da cidade.
Após a exibição de um vídeo, Marão ficou muito emocionado ao falar do pai, e todo o talento que tinha e que nunca foi reconhecido. Ele lembrou que na época em que ele e Itamar venceram o festival em Barretos, além de gravarem um disco, também ganharam contrato de dois anos para fazerem shows com a dupla Milionário e José Rico.
Mesmo assim, Marão destacou que tanto pai, quanto vários outros, que tanto trabalharam para a música sertaneja, nunca foram reconhecidos, inclusive pelo Município. Ele falou da tristeza do pai pela falta de reconhecimento, não por vaidade, mas por todos que nunca tiveram os trabalhos reconhecidos.
Marão agradeceu a Denise pela iniciativa e disse ter a certeza de que todos os músicos que estão sendo representados também se sentirão agradecidos, pois será uma semana para mostrarem seu trabalho e sua cultura.
A “Semana Neném Violeiro” vai acontecer anualmente, na última sexta feira do mês de fevereiro, com a realização de apresentações musicais nos espaços públicos da cidade. O objetivo, através da homenagem, é apoiar, valorizar e resgatar a cultura da música sertaneja raiz e da moda de viola em Uberaba.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
06/10/2025