Dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) serão instalados na cidade. Os Projetos de Lei que autorizam as criações das unidades, enviados pelo Poder Executivo, foram aprovados na última quinta-feira (28), pela Câmara Municipal de Uberaba.
Uma das unidades será o Centro Municipal de Educação Infantil Professor Antônio Bernardes, que ficará situado na rua Otaviano Francisco da Silva, bairro Residencial Parque dos Girassóis IV. No local serão aceitas matrículas de até 376 crianças, com idades de 0 a 5 anos.
Outro Cemei, o Centro Municipal de Educação Infantil Hildo Toti, será instalado na rua Sebastião Gomes da Silva, localizada no bairro Residencial Rio de Janeiro. No local também serão aceitos 376 estudantes, na mesma faixa etária. O bairro já conta com a Escola Municipal Doutor Aluízio Rosa Prata, com turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), porém ainda não possui Cemei voltado especificamente para a educação infantil.
Todas as despesas decorrentes da criação das unidades de ensino serão custeadas pelas dotações orçamentárias previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Retificação – O Projeto de Lei 334 alterou a Lei Municipal número 10.059 de 24 de outubro de 2006, a qual autorizou a criação do Centro Municipal de Educação Nicanor Pedro da Silveira, situado na rua Rosendo Gago Durão, 245, no bairro Ponte Alta.
A aprovação do Legislativo atendeu a uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), devido a um erro no endereço registrado na Lei. A alteração é necessária para não atrapalhar futuros repasses de recursos provenientes de emendas parlamentares e do Programa Municipal Dinheiro Direto da Escola, que são fornecidos com base na regularidade de toda documentação da unidade escolar.
Título de Cidadania – Foi aprovado durante a última reunião ordinária do mês de novembro Projeto de Lei que declara Marcos dos Santos Camargos Cidadão Uberabense. A homenagem, que será entregue em data posterior, leva em conta a relevância dos serviços prestados à cidade.
Marcos é graduado em enfermagem pela Unifasc-GO, formado em tanatopraxia e reconstituição facial, é cidadão honorário de Canapólis-MG, onde foi vereador por dois mandados consecutivos. Ele também foi presidente da Câmara em seus dois mandados, presidiu várias comissões parlamentares, autor de leis em vigor, trabalhou por 15 anos como instrumentador cirúrgico. Além disso, o homenageado foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de Canapólis, e atualmente é administrador do grupo Liv, que há 12 anos está em Uberaba, contribuindo com o desenvolvimento de município.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
29/11/2024