Projeto de autoria da vereadora Lu Fachinelli quer fomentar as ações afirmativas voltadas para a população negra na cidade
A inclusão do “Novembro Preto” no Calendário Oficial do Município foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal na noite da última segunda feira (04). O Projeto de Lei, de autoria da vereadora e secretária da mesa diretora da CMU, Lu Fachinelli (PSL), pretende abordar o mês da Consciência Negra e a promoção das ações afirmativas no Município.
O projeto tem por objetivo ajudar a combater o racismo e fomentar as políticas que assegurem o desenvolvimento de iniciativas e projetos voltados para inclusão da população negra. “Fiquei muito feliz com a aprovação desse projeto. Como filha de mulher negra, sei o quanto ainda precisamos avançar. Sei o quanto a mulher pobre e negra sofre pra atingir os seus objetivos e o quanto isso é dificultado por parte da sociedade”, afirmou a vereadora.
De acordo com Luciene, como mãe da Fundação Palmares e da Frente Nacional Afro Brasileira (Frenabra), durante a redemocratização do país no final dos anos 80, Uberaba reafirma seu compromisso com o movimento negro municipal, estadual e nacional. “É preciso avançar de forma mais acelerada nessa pauta e o meu mandato quer contribuir com isso. Esse projeto é apenas uma iniciativa, temos várias outras que serão discutidas em breve”, acrescentou.
A vereadora disse que nos próximos dias pretende se reunir com a Coordenadoria de Assuntos Afro da Fundação Cultural de Uberaba. O objetivo é conhecer a programação a ser instituída pelo Município durante o mês de novembro e especificamente no feriado do dia 20 (dia de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra). “Pretendemos contribuir com algumas iniciativas que possam levar as políticas afirmativas ao maior número de uberabenses” finalizou Luciene.
Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação
05/10/2021