
Vereador Cabo Diego Fabiano defendeu o projeto de sua autoria para garantir o acesso aos cardápios digitais
Aprovado ontem (22), na Câmara Municipal, projeto que obriga disponibilização de acesso gratuito à internet em estabelecimentos comerciais cujo cardápio esteja expresso por meio da rede mundial de computadores.
O autor do projeto, vereador Cabo Diego Fabiano, explicou que a quantidade de estabelecimentos comerciais que utilizam cardápio e ofertam seus serviços na forma digital e com leitura de QRCode tem aumentado na cidade. “É inegável o benefício, tanto ambiental como empresarial, uma vez que na forma digital os estabelecimentos podem utilizar de imagens gráficas atrativas e mais detalhes visuais para auxiliar na escolha e transmitir mais conteúdo de informação aos consumidores”, disse.
Segundo o vereador, são vários os benefícios ofertados pela tecnologia, “no entanto, não podemos deixar de atentar-se ao cliente que chega ao local e não tem acesso à internet ou possui dispositivo incompatível com a tecnologia. A pessoa dessa forma fica prejudicada e segregada dos serviços oferecidos. Muitos clientes ficam sujeitos a constrangimentos por não ter acesso à internet, por vezes ficando impossibilitados de acessar os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento comercial”.
Para Diego, é essencial e necessário que os estabelecimentos comerciais disponibilizem acesso à internet para os clientes, ou tenham dispositivo para o acesso, e forneçam material impresso no caso de dificuldade do consumidor, sendo medida necessária para proteção do direito do consumidor nos termos do artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
23/05/2023