Câmara aprova subsídio de R$ 12 milhões para evitar reajuste da passagem de ônibus

25/04/2024 17:07

Subsídio de R$ 12 milhões foi aprovado nesta quarta-feira (24) pela Câmara Municipal de Uberaba, destinado às empresas responsáveis pelo transporte coletivo da cidade. O novo subsídio vai possibilitar que não haja aumento do valor da passagem este ano, que está congelado pelo Executivo desde o início de 2024 e poderia chegar a R$ 6,65 (o valor atual é de R$ 4,75).

O secretário de Defesa Social, Roberto Benigno, a superintendente de Trânsito, Daniela Arantes, e o presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube), André Campos, estiveram no Plenário para tirar dúvidas. Mesmo com várias críticas, especialmente dos vereadores da oposição, o projeto foi autorizado por unanimidade.

O líder do governo, vereador Almir Silva, lembrou que o atual sistema de transporte coletivo foi implantado em 2010. “Deu muito trabalho e atualmente tem aprovação de mais de 70% dos usuários”, afirmou. Segundo o parlamentar, os novos equipamentos de ar condicionado para as estações já foram comprados, sendo que os aparelhos estavam sendo destruídos e alvos de furtos, por isso será instalado um sistema de proteção, para que isso não ocorra mais.

Almir também comentou que os tubos já estão ultrapassados, mas precisa dinheiro para trocá-los. A expectativa está na inscrição que foi feita no PAC do Ministério das Cidades, e que pode ser aprovado até o mês de maio, inclusive para a instalação de mais dois terminais no sistema Norte-Sul, avaliado em R$ 118 milhões, incluindo a troca dos tubos utilizados atualmente.

“A tendência é de que o poder público subsidie as passagens, para que a população não pague a mais, o que já acontece em cidades grandes. Se nós não subsidiarmos com este valor, a passagem ficaria em torno de R$ 6,65, ninguém trabalha no prejuízo”, afirmou o vereador.

O coronel Benigno explicou que atualmente são atendidos cerca de 1,2 milhão de passageiros por mês, incluído integrações e gratuidades. Destes, a gratuidade acolhe cerca de 23%, sendo que os idosos acima de 60 anos se refere a 20% deste total. A média é de 31 a 34 mil pagantes por dia.

Ainda de acordo com o secretário de Defesa Social, atualmente a frota da cidade é composta por 115 veículos, sendo 109 operacionais e seis de reserva. No total são mais de 200 motoristas atuando na cidade, nas empresas Viação São Geraldo Sacramento Ltda. e Empresa de Transportes Líder Ltda.

Os R$ 12 milhões vão subsidiar, em parte, a defasagem entre o custo e a receita média apurada no período de 12 meses. O valor será dividido em nove parcelas mensais, sendo a primeira de R$ 4 milhões, no dia 30 de abril, e as demais, de R$ 1 milhão cada, até o último dia útil de cada mês subsequente, até dezembro de 2024.

O dinheiro deverá ser destinado e utilizado exclusivamente para a cobertura dos gastos operacionais, como combustível, manutenção de veículos e pessoal.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU