Câmara aprova transformação do Arquivo Público em Superintendência
Com votos contrários dos vereadores Itamar Ribeiro (DEM) e Samuel Pereira (PR), os vereadores aprovaram os projetos 83 e 84 do Executivo, transformando o Arquivo Público de Uberaba em Superintendência vinculada à Secretaria de Administração. Dessa forma, ocorrerá a unificação dos arquivos histórico e municipal, que ficarão na Mogiana, no Complexo Estação Memória. Segundo a diretora Lélia Bruno, o resultado irá beneficiar o Arquivo Público de Uberaba, pois será transferido administrativamente para a Secretaria Municipal de Administração, sob o comando de Rômulo Figueiredo.
Por também criar cargos na estrutura do Arquivo, como de superintendente e diretor, alguns vereadores tiveram dúvida, principalmente devido ao período eleitoral. Itamar Ribeiro ainda indagou sobre o impacto financeiro que isso pode causar. Já Samuel Pereira esclareceu que votou contra por acreditar que o projeto não foi apresentado "num bom momento".
O democrata Marcelo Borges também disse que enfrentou dificuldades para o entendimento dos projetos. "Faltou clareza e com isso, o tempo que tivemos para o estudo foi pouco. Precisei tirar as dúvidas com a Lélia antes que a reunião começasse", disse.
Para o presidente Luiz Dutra (PDT), todo esse resgate que o Arquivo Público faz contribui para o trabalho que a Câmara desenvolve. "E com essa unificação e transferência, irá ter mais suporte e sustentação", observa.