O Centro Espírita Uberabense (CEU) foi declarado de utilidade pública pela Câmara Municipal, através de um Projeto de Lei de autoria do presidente Luiz Dutra (MDB). A entidade, que existe há mais de um século, foi representada pelo presidente Valter Moreira Lagoa, e pela vice-presidente Sônia Barsante Santos, que também é presidente da Aliança Municipal Espírita.
Uma emenda modificativa apresentada pelo vereador Thiago Mariscal (MDB) acrescentou ao artigo 1º informações sobre a atuação do Centro Espírita, como a realização de estudo teórico, experimental e prático do espiritismo, a difusão dos princípios codificados de Alan Kardec, através da palavra falada e escrita, utilizando-se dos meios compatíveis com sua natureza, assim como a assistência espiritual aos encarnados e desencarnados, através das sessões adequadas.
A emenda acrescentou, ainda, a orientação à criança e aos jovens espíritas, em caráter prioritário, assim como a prática de assistência social para todos os meios ao seu alcance.
Segundo Dutra, ele ficou muito satisfeito de poder atender a solicitação, pois seu pai, Jonas Dutra, era assíduo freqüentador da instituição, sendo que o acompanhou ao centro espírita em muitas ocasiões. “O centro merece a utilidade pública pelos excelentes trabalhos prestados, tanto no plano espiritual, quanto no material”, afirmou o vereador.
Valter e Sônia agradeceram pelo apoio, lembrando que a entidade tem 107 anos de existência, e é o primeiro centro espírita de Uberaba.
O CEU é uma organização religiosa, de caráter científico, filosófico e religioso, beneficente, educacional, cultural, de assistência social, com fins não econômicos. A sede da entidade fica localizada na rua Barão de Ituberaba, bairro Estados Unidos.
Com a declaração de utilidade pública, a entidade passará a gozar de todos os direitos e regalias permitidos em Lei junto aos Poderes Públicos.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
18/06/2018