A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) arquivou, por unanimidade, o processo que investigava suposta quebra de decoro parlamentar do vereador Diego Rodrigues (PDT). A decisão ocorreu na sessão ordinária do último dia 17, após a Comissão Processante recomendar o fim das investigações por falta de provas que caracterizassem conduta incompatível com o cargo.
A denúncia alegava que o parlamentar teria extrapolado seus poderes de fiscalização ao acusar publicamente, inclusive em redes sociais, um médico da Unidade de Saúde da Família (USF) Julieta Andrade, no bairro Recreio dos Bandeirantes, de não cumprir sua carga horária. O profissional afirmou ter sido difamado.
No relatório, a comissão considerou consistente a defesa do vereador, entendendo que os fatos não ultrapassaram o âmbito de controvérsias político-administrativas e não configuraram infração passível de cassação. A ausência de evidências mínimas para dar sequência ao processo também foi fundamento para o arquivamento.
Após a decisão, o vereador Cleber Júnior (MDB) propôs a discussão de uma alteração no Regimento Interno da Casa para incluir penalidades intermediárias, como advertência ou suspensão temporária, além da cassação.
Ao final, Diego Rodrigues agradeceu aos colegas e reafirmou que sempre atuou no exercício legítimo de seu papel fiscalizador. A comissão era presidida por Luiz da Farmácia (PL), com Almir Silva (Republicanos) como vice e Thiago Mariscal (PSDB) como relator.
François Ramos
Depto. de Comunicação Social – CMU
18/12/25






