A Câmara Municipal de Uberaba (MG) aprovou, na sessão plenária desta segunda-feira (5 de maio), dois projetos de resolução com o fim de conceder o título de Cidadão Uberabense à deputada estadual Alessandra Diniz Portela Silveira (PL) e ao deputado federal Lincoln Diniz Portela (PL). As propostas, de autoria do vereador Samuel Pereira (PMB), destacaram em sua motivação os “relevantes serviços prestados à cidade” pelos parlamentares.
De acordo com o vereador Samuel Pereira, a atual secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Alê Portela, é reconhecida por sua atuação em defesa de políticas públicas, direitos das mulheres e iniciativas legislativas como a Lei das Smart Cities (24.839/2024) e a responsável por instituir a Campanha de Combate a Golpes Contra Idosos (24.965/2024). Com formação em Direito e mestrado em Sustentabilidade, a deputada já ocupou cargos no Senado Federal e na Câmara de Belo Horizonte, além de integrar conselhos estaduais voltados à infância e adolescência.
Por sua vez, Lincoln Portela, deputado federal com sete mandatos consecutivos desde 1999, conforme ressaltou Samuel Pereira, teve sua trajetória marcada por atuação na mídia e na política. Ex-apresentador de programas de rádio e TV, como o Alerta Geral (Rede Super), ele também foi secretário adjunto de Esportes em Belo Horizonte. Na Câmara dos Deputados, integrou bancadas de partidos como PST, PSL e PL, além de ser doutor em Teologia.
O vereador Samuel Pereira, autor das proposições, ressaltou que as homenagens buscam “reconhecer o compromisso desses parlamentares com o desenvolvimento de Uberaba e de Minas Gerais”. A entrega dos títulos será organizada pelo presidente da Câmara, em data a ser definida.
Ambas as resoluções entram em vigor imediatamente após publicação no diário oficial. A concessão do título de Cidadão Uberabense é uma tradição local para agraciar personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e a história da cidade.
François Ramos
Depto de Comunicação/CMU
05/05/25