Câmara e Prefeitura promovem o maior mutirão contra Dengue já realizado no Residencial 2000

05/02/2024 17:06

A comunidade do Residencial 2000 atendeu prontamente ao chamado da Câmara Municipal e da Prefeitura no último sábado (3/2). Promoveram a limpeza dos quintais de suas residências, colocando diversos objetos e móveis estragados nas suas portas, para o recolhimento pelo “cata-entulho”.  Foram mais de 5 toneladas somente no sábado. Na segunda, o caminhão continuou o trabalho. A Codau disponibilizou patrola e vários caminhões para limpeza de terrenos. O morador e comerciante Cícero Rodrigues Pereira relata que uma das áreas há 15 anos não via limpeza pesada como a que foi realizada no local. “Enfrentamos esse problema desse terreno desde outras gestões. É a primeira vez que a prefeitura faz uma limpeza desse porte aqui. Achei muito importante esse mutirão”, lembrando que sempre tem infestação de ratos e escorpiões na residência por causa do acúmulo de entulhos. A secretária da Saúde, Valdilene Rocha, destacou a participação da população do bairro. “Temos que agradecer aos moradores do Residencial 2000 pela participação e à Câmara, que abraçou essa luta contra a dengue juntamente com a prefeitura”, ressalta.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Mendes, fala da importância da união entre poderes Legislativo e Executivo, juntamente com a população. “É uma verdadeira guerra! A limpeza das residências e os cuidados do setor público são as nossas armas. Ano passado tivemos 4.525 casos confirmados de Dengue e 16 óbitos, segundo a Secretaria da Saúde. Este ano o Brasil está em alerta e aqui em Uberaba vamos levar a sério essa doença e lutar para proteger nossa população”, ressalta. A prefeita Elisa Araújo, que concedeu coletiva sobre as ações contra a Dengue, falou do compromisso com a Saúde pública. “Realmente o pessoal do Residencial 2000 está de parabéns e queremos que toda a cidade tome aquela comunidade de exemplo para que façam a limpeza de calhas, caixas d’água, não deixando os entulhos se acumularem. Estamos felizes com os primeiros resultados desse trabalho de início de ano”, ressalta. O secretário da Educação Celso Neto lembra sobre o material que será distribuído nas escolas. “Vamos encaminhar folder explicativo para que as crianças levem para casa e façam pesquisa de ações que a família realiza contra a Dengue. E essas atividades serão periodicamente lembradas pelos professores para que sejam diariamente feitas pela criançada junto aos pais”, explica.

Ao todo, foram 1.874 imóveis visitados no Residencial 2000 e região, tais como Filinha Mendes, Maringá, Jardim Califórnia, Zeca Mendes, Anatê, José Barbosa, e Buritis. Somente no sábado, no Residencial 2000 foram 873 imóveis. A quantidade de lixo recolhido na força-tarefa contabilizou até o momento os seguintes números: o caminhão da Zoonoses contabilizou 1.150 kg de lixo recolhidos; a limpeza pesada recolheu 58.671 Kg dos terrenos, o cata-treco recolheu 5.330 kg de objetos descartados pelos moradores, num total de cerca de 86 toneladas de lixo.  Os próximos mutirões serão realizados nos dias 24/02, na Vila Olímpica e 23/03 no bairro Abadia.

Jorn. Renata Thomazini

Dep. Comunicação da CMU