O objetivo é evitar a possível disseminação da Covid-19 durante as sessões
A Câmara Municipal de Uberaba fez adequações no Plenário para a retomada das reuniões ordinárias na próxima semana. As mudanças fazem parte das medidas tomadas para o controle e o combate a pandemia do Covid-19.
O diretor-geral da Casa, Rodrigo Souto, explicou que as cadeiras dos vereadores foram redistribuídas, com uma distância mínima de dois metros entre elas. Além disso, serão admitidas as presenças de, no máximo, 40 pessoas no Plenário, incluindo os vereadores.
De acordo com Souto, a Portaria anterior ainda autorizava a presença de um assessor por vereador, o que agora será proibido. Como são 21 vereadores, só de assessores seriam 42 pessoas no ambiente.
“Após uma análise de uma médica infectologista, ela orientou a fazer as mudanças, pois o recinto não tem circulação de ar natural. Cada vereador vai ficar sozinho, sem a presença de assessores”, disse o diretor.
Souto ainda explicou que o Departamento Legislativo vai trabalhar apenas nas sessões que forem destinadas a projetos e o Departamento Parlamentar nas reuniões destinadas aos requerimentos e indicações. “Então vão permanecer apenas os vereadores, o departamento que estiver trabalhando no dia e a equipe de TV (dois câmeras)”, acrescentou o diretor.
O representante do Legislativo disse, ainda, que a reorganização é no sentido de evitar e diminuir qualquer tipo de contato e circulação entre as pessoas no Plenário. Além disso, a cada duas horas a reunião será suspensa para higienização do espaço, inclusive do chão.
No intervalo também será realizada a troca de máscaras, uma vez que a orientação recebida é para a utilização de máscaras descartáveis, que são consideradas mais seguras. “Todas estas alterações foram feitas visando a diminuição e até mesmo o impedimento de contágio e disseminação da Covid”, finalizou o diretor da Casa.
O atendimento externo continua suspenso na Câmara Municipal, com expediente interno das 12 às 18 horas, até o dia 28 de fevereiro. Os gabinetes dos vereadores funcionam no mesmo horário, com limitação de no máximo quatro pessoas ao mesmo tempo, entre vereadores, assessores e pessoas em atendimento.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
19/02/2021