Projeto da vereadora Luciene Fachinelli, aprovado ontem (04) na Câmara Municipal, declarou como cidadã uberabense a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, natural de Barbacena – MG.
Evangelina é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com extensões em Administração de Empresas, pela University of Columbia (Nova York), e Fundação João Pinheiro; Direito de Empresa, pela PUC Minas, e Direito Ambiental, pela Escola Judicial Edésio Fernandes.
A homenageada ingressou na magistratura em 1985, tendo atuado como juíza de direito em diversas comarcas mineiras, destacando-se pelo trabalho à frente de varas cíveis, criminais e de família, além de ter exercido funções na Corregedoria e em turmas recursais dos juizados especiais.
Atuou como juíza do Tribunal de Alçada de Minas Gerais, entre 2003 e 2005, sendo promovida por merecimento. Em sua trajetória, acumulou participação em cursos, palestras e seminários jurídicos, com publicações voltadas ao Direito Ambiental. Também recebeu diversas honrarias e comendas ao longo da carreira. “Um dos marcos de sua atuação foi sua contribuição decisiva para a criação da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, na comarca de Uberaba, iniciativa que fortaleceu a rede de proteção às mulheres e representou importante avanço no enfrentamento à violência de gênero no interior de Minas Gerais, sendo referência para todo o estado”, contou Luciene.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
05/08/2025