Por unanimidade, os vereadores de Uberaba aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira (9), o Projeto de Lei nº 847/25, que denomina um logradouro público da cidade em homenagem ao Papa Francisco. A proposta é de autoria da vereadora Lu Fachinelli.
Em defesa do projeto, a parlamentar afirmou que o objetivo era reconhecer a atuação do líder religioso por um mundo mais justo e igualitário. Ela destacou que o pontificado de Francisco foi marcado pela defesa dos direitos humanos, acolhimento a grupos vulneráveis e combate à pobreza. “A repercussão mundial de sua morte, em abril de 2025, aos 88 anos, é uma demonstração do grande legado de amor ao próximo e de valores que ele defendeu e merecem estar presentes na memória da nossa cidade”, frisou Fachinelli.
O projeto recebeu apoio público do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto e do Padre Vitor Lacerda. Para os religiosos da Arquidiocese de Uberaba, a iniciativa reforça a difusão de princípios defendidos por Francisco, como fraternidade, cuidado ambiental e atenção aos mais pobres, evidenciando a contribuição da Igreja na promoção da dignidade humana.
Logo após a aprovação em plenário Dom Paulo enviou mensagem à autora da proposta: "Manifestamos nossa gratidão à vereadora Lu Fachinelli pela iniciativa de apresentar na Câmara de Vereadores o Projeto de denominação de um espaço público em homenagem ao Papa Francisco. Trata-se de um gesto que revela o reconhecimento do importante legado que ele deixou para a humanidade, principalmente de valorizar a dignidade da pessoa humana, seja ela de que categoria for. Francisco se destacou pelo seu humanismo e simplicidade", frisou ele.
Dom Paulo estendeu o agradecimento aos demais parlamentares, ressaltando a sensibilidade demonstrada na aprovação por unanimidade da homenagem. O gesto, segundo ele, reflete não apenas um reconhecimento local, mas também a ressonância global dos valores pregados pelo pontífice, agora perpetuados na memória urbana da cidade.
François Ramos – Depto de Comunicação/CMU






