Na manhã desta quinta-feira (12/2), a sala da Presidência da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) sediou uma importante reunião intersetorial voltada ao fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência no município. O encontro reuniu representantes do poder público, instituições de acolhimento, Conselho Tutelar e sociedade civil para alinhar estratégias da campanha Maio Laranja, que intensifica o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização e enfrentamento dessa forma de violência. Em 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) registra-se o ponto alto das mobilizações em todo o país, quando são realizadas ações educativas e preventivas que reforçam a importância da denúncia e da proteção às vítimas. A gérbera, símbolo da campanha, representa a delicadeza e a vulnerabilidade da infância, reforçando a necessidade de cuidado e vigilância permanente da sociedade.
A mesa de trabalho para discutir estratégias e parcerias para 2026 contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Social (SEDS), Ernani Neri, que destacou a relevância da atuação integrada entre os setores para garantir a efetividade das políticas públicas. Pela Câmara Municipal de Uberaba participaram o procurador Diógenes Alves Sene, o diretor-geral Rodrigo Souto e a cerimonialista Cássia Queiroz. Durante os debates, também foi levantada a possibilidade de antecipar ações de conscientização para o período do Carnaval, que tem início no próximo sábado (14/2).
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau), Alineriane Oliveira, contribuiu com a experiência do colegiado nas políticas de proteção. Representando a Secretaria Municipal de Educação, Carla participou das discussões ao lado das conselheiras tutelares Elci e Naiara. Cláudia Cristina representou as Casas Lares Vida Viva, enquanto Mariana e Michelle estiveram presentes como conselheiras do Comdicau. A sociedade civil foi representada por Sugar e Veridiana, e a Secretaria Municipal de Saúde contou com a participação de Raissa Mazeti. Completando o grupo, Camila, gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), apresentou contribuições técnicas relacionadas ao atendimento especializado.
Entre os principais pontos discutidos esteve a organização da programação do Maio Laranja, que neste ano deverá reunir diversas atividades de conscientização e mobilização social. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Marão (PSD), não pode participar da reunião em razão de compromisso previamente assumido, mas já manifestou o apoio integral do Legislativo à campanha, especialmente por meio da divulgação nos canais institucionais da Rádio e TV Câmara: “A nossa intenção é ampliar o alcance das informações sobre os canais de denúncia e fortalecer o acolhimento às vítimas, contribuindo para o sucesso dessa importante atuação articulada”, destacou o presidente.
O encontro reforçou o compromisso coletivo com a proteção de crianças e adolescentes e evidenciou a necessidade de ações contínuas que ultrapassem o calendário do mês de maio. A integração entre os órgãos públicos e a participação ativa da sociedade civil foram apontadas como fundamentais para prevenir violências e garantir os direitos da infância e juventude em Uberaba.
François Ramos – Depto. de Comunicação Social






