Câmara Municipal restaura obra de arte danificada de Reis Júnior

29/01/2024 19:21

Adriano Furini e Paula Sampaio foram os profissionais especializados que realizaram a restauração do quadro Retirada da Laguna, do artista Reis Junior.

O quadro faz parte do acervo da Câmara Municipal e também compõe as obras do futuro museu a ser instalado no Paço Municipal Major Eustáquio. O dano foi causado devido a um acidente que ocasionou dois furos à tela.

O presidente do Legislativo, vereador Fernando Mendes, recebeu a finalização dos serviços e conferiu de perto a habilidade dos restauradores. "Temos que manter a cultura e a história de nosso município. Essa obra é de valor inestimável e hoje a vemos novamente íntegra" ressaltou, ao elogiar os restauradores. Também participaram da entrega da restauração a vereadora segunda vice-presidente Lu Fachinelli, o diretor geral da Câmara, Glauco Braz e alguns convidados, como o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Martinho Pereira.

Segundo Adriano Furini, também foi feita a limpeza da tela e aplicação de camada de proteção. O quadro já havia sido restaurado há 15 anos. Portanto, apresentava bom estado de conservação. A presidente da Comissão de Cultura e Memória da Câmara, jornalista Evacira Coraspe foi que acompanhou de perto o serviço e destacou que o legislativo de Uberaba prima pelo respeito à cultura e ao trabalho de talentos locais.

Jorn. Renata Thomazini

Dep.de Comunicação da CMU