O Dia Internacional da Mulher foi marcado por homenagens na Câmara Municipal de Uberaba, na última quarta-feira (8). E a segunda sessão do mês de março teve uma novidade, pela primeira vez, uma reunião ordinária foi conduzida exclusivamente por mulheres.
A pedido do presidente Fernando Mendes, a excepcionalidade foi aprovada por todos os vereadores, sendo que as vereadoras Luciene Fachinelli, Rochele Bazaga e Alessandra Piagem assumiram as funções da Mesa Diretora, enquanto a advogada Karla Nader adotou provisoriamente a função de procuradora da Casa.
A presidente da Fundação de Ensino Técnico (Feti), Sonia Manzan, esteve presente, representando a prefeita Elisa Araújo, que chegou posteriormente, além de Marlene Trindade de Araújo, a Mãe Marlene, representando o Centro Espírita Ilê de Ogum, a qual recebeu uma Homenagem Especial. Na ocasião foi mostrado um vídeo, em homenagem às mulheres, produzido pelo Departamento de Comunicação da Casa, dando destaque às servidoras do Legislativo.
Tanto as vereadoras presentes, quanto as convidadas, receberam flores, entregues pelos vereadores. A prefeita agradeceu pela homenagem. Ela lembrou que pela primeira vez a cidade conta com quatro vereadoras e destacou que as mulheres podem estar onde elas quiserem. “Nós exigimos respeito e lutamos bravamente pelos nossos direitos. Eu tenho a grande responsabilidade de ser a primeira prefeita da nossa cidade, após 200 anos, e sim, vou puxar a fila, para que mais mulheres ocupem o cargo do Executivo”, afirmou.
Elisa parabenizou a Câmara e destacou que a data serve tanto para comemorar a existência das mulheres, mas também todas as lutas já vencidas e outras que ainda precisam vencer.
Ainda durante a sessão, a entrega da Homenagem Especial ao Centro Espírita Ilê de Ogum foi uma iniciativa da vereadora Luciene Fachineli. Há 50 anos Mãe Marlene, de 86 anos de vida, se dedica às religiões de matriz africana, primeiro a umbanda e depois o candomblé, sempre envolvida nas mais diversas atividades religiosas e culturais afro-brasileiras.
Devota de Nossa Senhora Aparecida, a homenageada recebeu uma imagem da santa. Ao se pronunciar, Mãe Marlene pediu ao Pai Oxalá que dê forças a todas as mulheres, para a luta de cada dia, seja nos lares ou dentro da profissão que cada uma exerce. “Que Nossa Senhora, nosso Pai Oxalá ilumine todas a mulheres e peço, ainda, para todos os vereadores e governantes, que meu Pai Ogum, um orixá guerreiro, abençoe a todos”, afirmou a mãe de santo.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
09/03/2023