Na quarta-feira (25), a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Uberaba contou com a participação de convidados para tratarem de temas relacionados à violência contra a mulher. O debate se fez necessário para conscientizar toda a população sobre o “Agosto Lilás”, que é o mês de enfrentamento à violência contra a mulher. A vereadora Rochelle Gutierrez (PP), em conjunto com os demais vereadores, destacou a importância do debate na casa legislativa, em busca da proteção das mulheres uberabenses.
A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) também esteve presente.
A Sessão contou com a presença da Dra. Mariana Pontes Andrade - delegada de orientação e proteção à família -, Anna Maia Jampaulo de Andrade - Coordenadora de Políticas para as Mulheres -, Juciara Moura Limírio - Gerente do Centro Integrado da Mulher (CIM) - e também integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais, representados pelo Coronel Lemos Dias, Comandante da 5ª Região.
Os participantes destacaram a importância de se debater este assunto para além do mês de agosto, tratando de medidas efetivas no combate à violência contra a mulher. Também foi destacada a importância de terceiros na denúncia contra estes casos, evitando assim ocorrências ainda mais graves.
A vereadora Rochelle aproveitou a oportunidade para destacar a importância desse debate no cotidiano, com o objetivo de informar as mulheres e seus familiares sobre as medidas de proteção que devem ser adotadas nesses casos. “A gente precisa enfrentar com mais profundidade essa temática porque percebemos que, quando enfrentada, a denúncia acontece. Quando enfrentada, essa mulher denuncia a violência sofrida”.
Nesse sentido, a parlamentar também atua no combate à violência em seus projetos. Em seu último Projeto de Lei aprovado, do “Sinal Vermelho”, a proposta é de garantir a oportunidade para que as mulheres vítimas de violência possam denunciar, de forma segura e discreta, as agressões sofridas. Para isso, basta apresentarem um sinal de “X” vermelho, na mão ou em um pedaço de papel, em diferentes estabelecimentos da cidade. O Projeto, inclusive, já foi sancionado pela Prefeita.
Júlio Sousa
Assessoria da vereadora
Uberaba, 26/08/2021