Câmara solicita a implantação da Casa do Vovô
Foi aprovado na Reunião Ordinária do dia 09 deste mês, o requerimento dos vereadores Marcelo Machado Borges Borjão (DEM) e Antônio Carlos da Silva Nunes Tony Carlos (PMDB) que solicita ao prefeito Paulo Piau o cumprimento da Lei nº 8.759/2003, de autoria do ex-vereador José Rodrigues de Resende, que institui o Sistema de Atendimento Diário ao Idoso denominado Centro de Convivência da 3ª Idade Casa do Vovô.
Consta na Lei que o Centro de Convivência se destinará ao atendimento exclusivo e de caráter excepcional às pessoas com mais de 60 anos, no período matutino e vespertino, cuja renda familiar per capita deva ser de até 1/2 salário mínimo vigente.
O vereador Borjão ressaltou que, de acordo com a legislação, a Casa do Vovô irá atender, de forma gratuita, as necessidades básicas dos idosos com estímulo diário, envolvendo-os em atividades culturais e artísticas, trabalhos de artesanato, exercícios físicos e outras atividades. Acrescentou que a casa oferecerá também, atendimentos médico, odontológico, psicológico e fisioterápico. O objetivo da Casa do Vovô é desvincular a ideia de asilo, que muitas vezes é mal vista pelas pessoas, e criar um espaço onde os idosos possam passar o dia envolvidos em atividades criativas e estimulantes, sem perder o vínculo familiar e comunitário, esclareceu Borjão.
Além dos benefícios para a saúde e lazer dos idosos, o Centro de Convivência tende a proporcionar melhoras no ambiente doméstico, uma vez que estes espaços garantem o respiro dos familiares.
"Sabendo que o ente querido está em um espaço seguro, a pessoa consegue cumprir seus compromissos e fazer atividades que ela não poderia fazer se o idoso estivesse em casa, sob seus cuidados", afirma Tony. Ele acredita que essa liberdade aumenta a chance da família permanecer cuidando do idoso por mais tempo, sem precisar levá-lo para um asilo.