Neste sábado (30), das 8h às 17h, professores do Cemei João Gilberto Riposati, no bairro Alfredo Freire, participaram do Projeto de Formação da Brigada de Incêndio Orgânica – Nível Básico, por iniciativa do vereador Ripposati Filho. A ação, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi o projeto piloto de um programa do parlamentar, com perspectiva expanção para outras escolas do Município, com foco na prevenção e no cuidado com a vida.
O treinamento foi conduzido pela técnica em Segurança do Trabalho e bombeira civil, Letícia Evangelista, e pelo bombeiro civil Daniel Henrique da Silva, em uma capacitação de oito horas que incluiu aulas práticas e teóricas. Os professores receberam orientações sobre primeiros socorros e combate a incêndio, em um curso certificado que tem validade de dois anos.
A formação segue as exigências do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), conforme a Instrução Técnica 12 (IT-12), que estabelece normas e procedimentos mínimos para a criação e funcionamento das brigadas de incêndio em instituições públicas e privadas.
De acordo com Letícia, a realização dentro da própria escola facilita a compreensão e torna o aprendizado mais eficaz. “O curso foi feito dentro da instituição, trazendo para as professoras situações que elas podem enfrentar no dia a dia. Isso facilita a didática, porque elas conhecem as rotas de fuga, testam os procedimentos nos próprios espaços da escola e podem tirar dúvidas olhando para o local real onde uma emergência pode acontecer”, explicou.
A diretora do Cemei, Luzirene Abreu, destacou a importância da iniciativa. “Capacitar os professores é garantir que estaremos preparados para lidar com situações adversas do dia a dia. É muito importante que toda a equipe saiba agir em casos que envolvam salvar vidas. Nossa expectativa é que todas as unidades possam ter acesso a esse momento tão valioso, que protege nossas crianças, profissionais e a comunidade em geral. É um aprendizado para a vida”, afirmou.
Para o vereador Ripposati Filho, o projeto nasce com um propósito amplo. “Esse projeto tem uma dimensão onde o professor sente o pertencimento do espaço escolar em relação à segurança da unidade e dos alunos, levando a técnica de salvamento nos primeiros momentos. É onde a gente salva vidas com atos simples, rápidos e que fazem toda a diferença”, afirmou.
Ele lembrou ainda que a iniciativa contribui para que escolas avancem em aspectos legais de funcionamento. “Muitas instituições têm dificuldade em conseguir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A formação de uma brigada dentro da escola é um passo muito importante para atender aos critérios exigidos e garantir o pleno funcionamento de qualquer estabelecimento”, completou.
O vereador reforçou que a proposta será expandida para outras escolas de Uberaba, consolidando uma cultura de prevenção, segurança e responsabilidade com a educação infantil.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Ripposati Filho
01/09/2025