Cinco vereadores assinam pedido de Tulio Micheli para instauração de CEI

12/09/2023 11:06

Compartilhar

Solicitação para a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi apresentada ontem (11), em Plenário, pelo vereador Tulio Micheli. Entre as intenções do parlamentar com a iniciativa estava a de investigar o aumento nos valores da conta de água após a troca de hidrômetros na cidade. A alteração do equipamento está prevista no programa de redução de perdas estabelecido pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), no entanto, depois de sua substituição, surgiram inúmeras reclamações sobre o aumento repentino nas contas de água de muitos contribuintes.

De acordo com o Regimento Interno, para a instalação da CEI, o documento apresentado por Tulio precisava constar as assinaturas de um terço dos vereadores (sete assinaturas). Durante a sessão, o parlamentar apelou aos demais colegas para acostarem seus nomes ao pedido com o objetivo de conseguir o mínimo de assinaturas necessárias no documento apresentado. Contudo, o pedido do parlamentar não convenceu a maioria. Somente os vereadores Caio Godói, Marcos Jammal, Paulo César Soares - China e Rochelle Bazaga apoiaram Tulio em sua solicitação. “O papel do Legislativo é fiscalizar, e se nós, vereadores da 19ª legislatura, não estamos prontos para isso, para verificar, para apurar e para investigar, temos que colocar as nossas violas no saco e ir embora. Estou apenas solicitando que esta Casa fiscalize e possa exercer o seu papel. A população clama por uma solução”, disse. Tulio não esqueceu de lembrar os parlamentares presentes, que houve tentativa de realizar audiência pública para que fossem prestados esclarecimentos sobre o aumento excessivo nas contas de água depois da troca de hidrômetros, mas os representantes do governo municipal se recusaram a participar do encontro.

No documento lido na Tribuna da Casa pelo vereador, Tulio solicita a apuração do verdadeiro número de casos de munícipes que se sentem lesados com a cobrança abusiva nas contas de água da Codau; apuração da possibilidade de cobranças indevidas ao consumidor uberabense [mostrando uma pasta com dezenas de contas de água que chegaram até seu Gabinete através de consumidores insatisfeitos]; apuração das justificativas apresentadas pela Codau para as contas que tenham sofrido aumento considerável e desproporcional, das conflitantes justificativas ora apresentadas pela companhia, bem como por outros departamentos de comunicação do Governo Municipal; entre outros levantamentos.

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU

12/09/2023

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados