Cléber apresenta demandas a Fahim
Vogal da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Cléber Humberto Souza Ramos -Cléber Cabeludo (PMDB) apresentou uma série de demandas, esta manhã (02), ao secretário de Saúde, Fahim Sawan. Entre elas, defende a prorrogação dos contratos de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Programa Saúde da Família, com validade até o dia 30 deste mês, bem como posterior realização de concurso público. "Estes servidores já possuem experiência e são essenciais diante da atual situação da saúde em nossa cidade", reforçou o vereador.
O secretário, que avaliará a situação dos profissionais, confirmou a legitimidade do pedido, haja vista que a categoria está em falta no município. "Com a vinda da EBSERH, que gerirá o Hospital de Clínicas, Hospital Regional e o novo Hospital Universitário será grande a demanda por estes profissionais", destacou Fahim. Outra solicitação do vereador está relacionada à ampliação do Hospital das Crianças. Ao defender a demanda, Cléber reforçou a importância da entidade que, hoje, é referência regional em tratamento à saúde infantil.
O parlamentar voltou a sugerir a desapropriação de rua lateral para atender à reivindicação. "Desapropriaram ruas para empresas, escolas e outras instituições, por que não para o Hospital da Criança? O que vale um pedaço de rua diante dos benefícios para a saúde das crianças?". Cléber também pediu a atenção do secretário quanto aos baixos salários de profissionais da entidade. Diante disso, Fahim comentou sobre a necessidade da instituição filantrópica ter fonte de renda e não depender unicamente do poder público. "É preciso profissionalizar a administração", reforçou, destacando que o município despende recursos ao hospital, uma vez que usufrui dos serviços, mas não tem condições de gerenciar toda a estrutura.
Quanto à remuneração de colaboradores, o secretário informou a existência de novo contrato com a correção nos valores repassados à entidade. "Hoje o Hospital das Crianças recebe perto de R$300 mil/mês e, com o novo contrato, esse valor ultrapassará os R$ 400 mil/mês. Quero voltar a pensar a entidade como um todo", emendou o gestor. A proposta ainda deverá ser analisada pelo Conselho Municipal de Saúde. Como forma de dar celeridade aos atendimentos, Fahim anunciou, também, a contratação de mais profissionais através da parceria com a Universidade de Uberaba.
Cléber também solicitou informações quanto à inauguração do Hospital Regional, ao que Fahim esclareceu que a previsão é 31 de outubro deste ano, conforme informações repassadas pela construtora responsável pela obra. Segundo Fahim, Uberaba apresenta, atualmente, deficiência de 400 leitos, o que demanda agilidade no início das operações da entidade. "O Hospital Regional é um projeto meu, de quatro anos atrás. Já era pra ter terminado", acrescentou o secretário. Diante da distância da data, o vereador sugeriu a inauguração por etapas. Apesar de levar em consideração a sugestão, o secretário afirmou que é preciso cautela para que os serviços não sejam prejudicados. "Não posso abrir clínica cirúrgica sem UTI e bloco cirúrgico, por exemplo. Não posso abrir nenhuma ala sem lavanderia", explicou.
Projeto para criação e implantação do Hospital do Idoso, Hospital do Rim e Clínica da Dor também foram defendidos pelo vereador. Conforme explicou Cléber, os dois últimos já contam, inclusive, com área onde podem ser construídos, sendo o primeiro na Leopoldino de Oliveira e o segundo no Residencial Tancredo Neves. O secretário se comprometeu a analisar a questão, acrescentando que há a intenção de oferecer atendimento especial à terceira idade no próprio complexo da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). Outra ação que vai ao encontro do público em questão, de acordo com o gestor, é o fortalecimento do PSF.
Ao demonstrar preocupação quanto às filas eletrônicas e o longo tempo de espera pelos pacientes do SUS, vereador Cléber obteve do secretário a informação de que a Secretaria está em fase de contratação de profissionais para realização de mutirão de cirurgias de vitrectomia, de varizes, bariátrica, bem como serviços de tomografia e mamografia, como forma de desafogar o atendimento e contemplar os usuários. Ao solicitar a disponibilização de fisioterapeutas para pacientes que dependem do serviço público, o vereador tomou ciência de que o município já deu entrada no projeto Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF, do Ministério da Saúde, que, entre outros serviços, ofertará o atendimento na área.
Em relação ao projeto de implantação da Clínica da Dor, Cléber solicitou ao secretário o levantamento de informações quanto à possibilidade de buscar recursos, junto ao Ministério do Deficiente Físico no Projeto Viver Sem Limites, para dar andamento à proposta de construção da estrutura. Saúde na área rural e saúde bucal foram outras das questões levantadas pelo parlamentar. Em outro documento, Cléber solicitou, ainda, informações sobre o Projeto Farmácia do Povo, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, como forma de arrecadar amostras grátis doadas por médicos, com o intuito de suprir a falta de medicamentos na rede.
O vereador deverá retornar à pasta, no próximo mês, para acompanhar o desenvolvimento das ações.