Cleber media discussão entre supermercadistas e PMU

26/05/2010 00:00

Cleber media discussão entre supermercadistas e PMU

Aconteceu ontem (25/05), na Secretaria da Saúde, reunião entre os supermercadistas da cidade de Uberaba e Prefeitura Municipal, representada pelo subsecretário da Saúde, Gilberto Magnino e Valdair Carvalho Landin, Diretor do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). A reunião foi agendada pelo vereador Cléber Humberto de Souza Ramos (PMDB), que afirma estar atento ao apelo dos empresários no tocante a possibilidade de comercialização do queijo curado na cidade. “Marquei essa reunião porque algo precisa ser feito, o assunto precisa ser debatido e dialogado, tenho certeza que o prefeito Anderson Adauto esta sensível à situação e vai dar uma solução”, pondera o parlamentar.
O presidente da Assuper (Associação dos Supermercados de Uberaba), José Vicente da Silva apresentou ao subsecretário uma pauta para discussão, que continha vários questionamentos, como por exemplo, onde será comprado queijo curado, já que em Uberaba as indústrias autorizadas não conseguem atender a demanda, o porquê de Uberaba não poder produzir queijo curado e por que no CEASA não tem os mesmos critérios de fiscalização. O Diretor do SIM disse que Uberaba não faz parte das regiões pré-estabelecidas legalmente para se produzir o queijo curado, mas segundo ele, está tramitando no Assembleia de Minas, proposta para que a cidade de Uberaba possa produzir esse tipo de queijo, já que o município é um dos produtores de gado de leite do país. O diretor afirmou ainda, que uma parceria está sendo feita com o Banco do Brasil para financiamento de maquinário específico para o produto.
Fiscalização - Quanto à fiscalização, o subsecretário Magnino afirmou em primeira mão, que foram demitidos vários fiscais por irregularidades, como por exemplo, subornos e processos parados. “Nós vamos começar uma nova fase na Vigilância Sanitária na cidade de Uberaba”, enfatizou.
O vereador Cleber Humberto levantou um outro problema enfrentado pelas empresas de supermercados: o Alvará Sanitário. Segundo ele, os empresários tem reclamado dos prazos e burocracias. “Vamos pleitear junto ao prefeito um prazo maior para renovação do alvará, que será de três anos”, revela. Uma nova reunião será marcada para que o assunto seja concluído. Ficou acordado, que a próxima reunião acontecerá na segunda quinzena do mês de junho.