CMU abre as portas para cidadãos não-recenseados
A Câmara Municipal de Uberaba vai contribuir com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação é do presidente, Lourival dos Santos (PCdoB). A decisão foi tomada durante a reunião ordinária realizada na sexta-feira da semana passada quando os vereadores demonstraram preocupação com a divulgação da estatística parcial da população uberabense - 288.235 habitantes - pelo Diário Oficial da União. O prazo para o fim do recenseamento vence no próximo dia 20 de novembro.
Um funcionário ficará de plantão, no Paço Municipal, para receber informações daqueles que não receberam os recenseadores do órgão. Os dados obtidos serão passados para o IBGE para que seja feito o contato para realizar o Censo 2010. A TV Câmara também está divulgando a necessidade de os cidadãos não-recenseados procurar o IBGE.
Segundo o presidente, as medidas foram tomadas para que o número de habitantes supere a expectativa de 300 mil. “Temos que nos unir para alcançarmos os trezentos mil habitantes senão perderemos muito, principalmente nos repasses de recursos”, disse.
Ainda durante a sessão legislativa, o vereador Antônio dos Reis Gonçalves, Lerin (PSB) sugeriu a participação do chefe de subárea do Censo 2010 em Uberaba, Jéferson Alves de Oliveira, em uma reunião ordinária, porém, conforme esclareceu Prof. Carlos Alberto de Godoy (PTB), a presença dele deverá ocorrer somente com término do Censo 2010. “Já fizemos este convite, mas teremos de esperar o fim do levantamento”, lamentou. Prof. Godoy também adiantou que o número de habitantes em Uberaba deverá corresponder a expectativa de 300 mil.
Além do serviço disponibilizado pela CMU, o cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura de Uberaba, através do número de telefone 3318-0800. Outra alternativa é agendar a entrevista diretamente com o IBGE ligando gratuitamente para 0800-7218181 ou enviar formulário através do link: www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.