CMU aprova doações de áreas e incentivos a empresas que prometem gerar, juntas, 670 empregos diretos e indiretos

20/12/2023 17:30

Projetos referentes a estímulos e incentivos relacionados à implantação ou ampliação de empresas em Uberaba foram aprovados pelo Poder Legislativo, na sessão extraordinária da Câmara Municipal, realizada quarta-feira (20). Com isso, serão gerados em Uberaba 670 empregos diretos e indiretos.

A empresa 2 Teng Soluções em Engenharia Ltda, que manifestou interesse na instalação de sua unidade em Uberaba, foi uma das empresas contempladas com doação de área e concessão de estímulos. Ela, que atua no mercado com a prestação de serviços de manutenção de revestimento refratário, antiácido, construção civil, fabricação de blocos refratários, projeto e consultorias, apresentou faturamento anual em torno de R$ 6,6 milhões.

O investimento estimado pela 2Teng será de R$ 1.645.000,00, com previsão de faturamento anual de R$ 11,5 milhões, e geração de, no mínimo, 20 novos empregos diretos e 15 indiretos. A área doada para sua instalação tem 992,20m² e fica localizada no Distrito Industrial Uberaba I. A 2Teng Soluções em Engenharia Ltda terá direito à isenção de 40% do valor do terreno.

Outro empreendimento beneficiado, na tarde de ontem, foi a CCM Indústria e Comércio de Produtos Descartáveis S.A., que produz fraldas descartáveis para bebês e adultos. A empresa conseguiu isenção de 100% do valor do terreno.

A CCM tem faturamento atual em torno de R$ 626.812.281,00 ano, e manifestou interesse na expansão de sua unidade no município. Seu investimento estimado é de R$ 100 milhões com previsão de faturamento anual de R$ 1,2 bilhão. A indústria pretende gerar, no mínimo, 150 novos empregos diretos e 450 empregos indiretos. A área doada é de 3.587,00m², no Distrito Industrial de Uberaba II.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba – CDL irá expandir seu prédio em área do Parque Tecnológico de Uberaba depois da aprovação de proposta na Câmara ontem.  O investimento estimado será de R$ 480 mil, com previsão de faturamento anual de R$1,2 milhão quando instalada e operando, e com geração de, no mínimo, sete novos empregos diretos e 80 novos empregos indiretos. A área doada tem 17.349,49m², no Parque Tecnológico de Uberaba, Univerdecidade.

A Adtech Indústria de Produtos Químicos e Biológicos Ltda atua no mercado com a produção de tecnologia de multiplicação de microrganismos e produtos farmoquímicos para o setor do agronegócio/agricultura. Tem faturamento atual em torno de R$ 1,1 milhão por ano, e manifestou interesse na instalação de sua unidade em Uberaba. A área doada, na tarde de ontem a empresa, é de 1.005,00 m², no Mini Parque Empresarial Alfredo Freire. O investimento estimado será de R$1,6 milhão, com previsão de faturamento anual de R$ 3 milhões quando instalada e operando, e com geração de, no mínimo, cinco novos empregos diretos e 30 indiretos. A empresa obterá 100% de desconto na contrapartida referente ao valor de avaliação da área a ser doada.

Projeto que desafeta e autoriza a alienação de área pública, por investidura, a proprietário de imóvel lindeiro, também foi aprovado ontem (21) na sessão da Câmara. A área discutida, de 726,00 m 2 no Loteamento de Lourdes, já está ocupada pelo requerente.

A Prefeitura esclareceu que, após apresentação do Laudo de Avaliação realizado pelo Departamento de Orçamento e Avaliações, o interessado demonstrou desejo em adquirir a área pelo valor médio calculado de R$ 38.296,50.  “Tanto a Secretaria de Planejamento quanto a Secretaria de Defesa Social manifestaram pela possibilidade da alienação, uma vez que não há qualquer prejuízo para o sistema viário municipal. Trata-se de uma área brejosa, contendo córregos, o que dificulta qualquer intervenção na malha viária da região.”

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU