A Câmara Municipal aprovou ontem (08) projeto do vereador Diego Rodrigues, que declara como cidadão uberabense Antônio Moacir Silveira.
Na sessão, Diego ressaltou que Antônio Moacir mantém vínculos antigos e relevantes com a cidade de Uberaba, apesar de ser natural de Visconde do Rio Branco-MG. “Desde 1970, ele tem se dedicado à valorização da história e da cultura uberabense. Na década de 70, transferiu-se de Belo Horizonte para Uberaba com o objetivo de colaborar na implantação e no funcionamento da TV Uberaba, inaugurada em 1972, suprindo a carência de profissionais técnicos na área de tecnologia. Depois, atuou no setor de Comunicação e como docente na Universidade de Uberaba (UNIUBE). Durante sua carreira na magistratura, residiu em diversas cidades de Minas Gerais. Ao se aposentar, optou por retornar a Uberaba, onde fixou residência definitiva”, contou o parlamentar.
Atualmente, Antônio Moacir realiza expressivo trabalho de resgate e preservação da memória local por meio de seu canal no YouTube, com quase 500 mil seguidores, e do site Coisas e Fatos Antigos de Uberaba, com cerca de 30 mil inscritos. “Nessas plataformas, divulga regularmente conteúdos audiovisuais de sua autoria, com ênfase na valorização dos eventos, instituições, personagens, famílias, artistas, escritores e fatos históricos da cidade”, afirmou Diego.
Logradouro - Maria Neide Costa Cad dará seu nome a logradouro público de Uberaba. A proposta do vereador Paulo César Soares – China foi aprovada pelo Legislativo na sessão desta segunda-feira (08). Maria Neide foi assessora parlamentar do vereador China até se aposentar. Pertenceu ao Rotary, onde trabalhou na arrecadação de alimentos e roupas para distribuir aos necessitados, ajudando a todos que a ela recorriam.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
09/09/2025