CMU aprova mais um projeto que beneficia portadores de fibromialgia

19/03/2024 16:15

Mais um projeto assinado pelo vereador Tulio Micheli, que beneficia portadores de fibromialgia, foi aprovado ontem (18) na Câmara Municipal. A proposta assegura ao indivíduo com fibromialgia os direitos e benefícios previstos na legislação de Uberaba para a pessoa com deficiência.

O parlamentar explicou que a fibromialgia, incluída no Catálogo Internacional de Doenças em 2004, é uma síndrome caracterizada por dor generalizada no corpo, fadiga, distúrbios do sono e sensibilidade aumentada em várias partes do corpo. “Embora não seja uma doença física visível, a condição pode ter impactos significativos na qualidade de vida e na capacidade funcional das pessoas afetadas, sobretudo, pelas limitações significativas nas atividades diárias, como trabalhar, dormir e até mesmo realizar tarefas simples. Diante de tantas limitações impostas a uma vida cotidiana saudável, a pessoa com fibromialgia deve ser considerada pessoa com deficiência, e gozar dos mesmos direitos de uma pessoa reconhecida deficiente em nosso município”, alertou Tulio.

Recentemente, o Legislativo aprovou projeto, também assinado pelo vereador, que acrescenta as farmácias e supermercados entre os locais onde é garantido atendimento prioritário aos portadores de fibromialgia. “Em 2021, asseguramos a esse público atendimento especial em repartições públicas, concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras”, acrescentou Micheli.

Jorn. Karla Ramos

Dep. de Comunicação da CMU