Aprovado projeto assinado pelo vereador, Luizinho Kanecão, na noite de ontem (14), na Câmara Municipal, que dispõe sobre a determinação de prioridade de atendimento para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia em Uberaba.
Citando a experiência da própria mãe, que faz uso de bolsa de colostomia, Kanecão ressaltou que seu objetivo com a apresentação da iniciativa é tornar a vida dessas pessoas um pouco menos difícil e proporcionar-lhes melhor qualidade de vida. “Nem todos estão sensíveis e atentos para a importância da prioridade para pacientes acometidos por câncer, doenças renais e/ou que utilizam bolsa de colostomia. Além de doloroso, as pessoas em tratamento, na maioria das vezes sem condições financeiras de pagar um táxi, são obrigadas a enfrentar o transporte público ou permanecer em filas. Estas são experiências verdadeiramente angustiantes para quem está em tratamento”, disse.
A matéria recebeu três emendas que foram aprovadas pelos parlamentares. A primeira delas, de autoria do vereador Túlio Micheli, estabelece que o Poder Executivo deverá regulamentar a lei no prazo de 60 dias, contados da data de sua publicação. Em outra proposta, assinada por Luciene Fachinelli, ela estipula a obrigação de placas ou cartazes informativos em bancos, casas lotéricas, supermercados, lojas e/ou congêneres.
O projeto de Kanecão estabelece ainda que as concessionárias de transportes coletivo disponibilizem assentos prioritários a essas pessoas.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
15/02/