Comenda Markito homenageia personalidades na CMU
Empresário Gilberto de Andrade Rezende e a historiadora e escritora Maria Antonieta Borges Lopes foram homenageados, nesta última sexta-feira (5), com a Comenda Markito, idealizada pelo atual presidente da Câmara Municipal, vereador Elmar Goulart (PSL), em 2002. A honraria tem como objetivo homenagear pessoas que contribuem de forma benemérita para a promoção da arte, da cultura e da moda no município. Vereadores e familiares dos agraciados prestigiaram o evento, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara.
Com vasto currículo, Gilberto Rezende, que é primo de Markito, implantou a Casa do Folclore na década de 70, onde na área cultural construiu um acervo de manifestações folclóricas equivalentes a 600 horas de registros de cantos e danças. Além disso, foi um dos um dos criadores da Fundação Cultural de Uberaba e participou da criação da Associação de Folias de Reis da Escola de Violas Gaspar Corrêa e da Escola de Catira. Ao agradecer a indicação, o homenageado comentou sobre a trajetória da personalidade que dá nome à Comenda. Apesar de se considerar leigo em assuntos ligados à moda, Gilberto ressaltou que é "inegável a importância de Markito que, com seu trabalho, criou 300 empregos novos na época. Markito revolucionou não só a moda, mas toda a economia ligada ao setor".
Por motivos de saúde, a historiadora Maria Antonieta não pode receber a condecoração. Por isso, foi representada por Rosângela Guimarães. Em seu currículo, consta que Antonieta acumula experiência em diversas funções. Fundadora e diretora do Museu do Zebu, já foi presidente da Fundação Cultural de Uberaba. Além disso, escreveu vários livros, como ABCZ - História e Histórias (em colaboração com Eliane M.M. de Rezende); A Copervale: formação histórica do cooperativismo leiteiro na região triangulina do Vale do Rio Grande; Dominicanas: Cem anos de missão no Brasil (em colaboração com Mônica M. Teixeira Vale Bichuette); Fosfértil: 10 anos; Uberaba, uma cidade entre sete colinas (em parceria com Maria Soledade Gomes Borges); Uberaba História, Tradição, Desenvolvimento e Cultura, dentre outras.
Para Mônica Rezende, irmã de Markito, a homenagem a Gilberto Rezende acontece no ano em que o agraciado comemora 80 anos e Markito completa 30 anos de morte. Para ela, além de empresário inegável, Gilberto "é também um lutador ferrenho em prol da cultura e preservação das grandes tradições folclóricas de Uberaba". Quanto à Antonieta, Mônica ressaltou a valorização e divulgação da cultura de Uberaba e região nas diversas funções que desempenhou e obras que escreveu. Para o presidente Elmar Goulart, a concessão da Comenda Markito 2013 bem cumpriu sua destinação ao agraciar duas personalidades que contribuem com o desenvolvimento cultural e artístico de Uberaba, elevando o nome da cidade para o Brasil afora.