A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Uberaba, presidida pelo vereador Ripposati Filho, esteve na manhã desta sexta-feira (16) visitando dois novos loteamentos da empresa Urba Desenvolvimento Urbano. Ambos são localizados dentro do Zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Uberaba. A visita técnica teve como objetivo conhecer os detalhes dos empreendimentos e avaliar o cumprimento das exigências ambientais previstas na legislação municipal.
Além de Ripposati Filho, participou da agenda o vereador Dr. Cléber Júnior, que é vogal da Comissão, que verificaram que a empresa além de ter um projeto ambiental arrojado, teve o cuidado de preservar árvores centenárias que já existiam nos imóveis. Os parlamentares foram recebidos pela coordenadora de Desenvolvimento Imobiliário da Urba, Lívia Gusson, pelo engenheiro de obras Hélio Bonfante e pelo engenheiro de planejamento Willian Morvan.
Os loteamentos Smart Urba Eldorado são compostos por dois empreendimentos distintos: o Estilo Urba Uberaba e o UP Urba Uberaba. Juntos, somam uma área total loteada de 513.800 m², dos quais 277.637,52 m² serão fechados. O projeto prevê a implantação de 706 moradias – 431 no Estilo Urba Uberaba e 275 no UP Urba Uberaba.
Durante a visita, o vereador Ripposati destacou o compromisso ambiental da empresa. “Percebemos que há uma responsabilidade com o meio ambiente. Serão plantadas cerca de duas mil mudas, incluindo uma árvore para cada lote, além de um arruamento arborizado e a preservação de espécies nativas e mangueiras centenárias. Isso é respeito às futuras gerações”, afirmou.
Ambos os projetos foram aprovados, sem ressalvas, pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) e pelo Conselho Gestor da APA do Rio Uberaba, estando de acordo com o zoneamento e com o Plano Diretor da APA, que permite o uso sustentável do solo na região.
Segundo a coordenadora Lívia Gusson, o planejamento dos loteamentos priorizou a conservação ambiental. “Idealizamos o traçado das quadras e áreas verdes para preservar as árvores existentes, promovendo qualidade de vida e sustentabilidade. O investimento em cinturões verdes e paisagismo é parte fundamental do projeto”, disse.
O engenheiro Hélio Bonfante acrescentou que, além do plantio das mudas, serão criadas áreas de preservação e equipamentos comunitários. “A proposta é entregar um loteamento ambientalmente equilibrado, com infraestrutura de qualidade e consciência ambiental”, afirmou.
Os projetos deverão ser votados na próxima semana durante as sessões plenárias da Câmara Municipal.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Ripposati Filho
16/05/2025