Comissão vai desenvolver projeto piloto de coleta de óleo vegetal usado em Uberaba
Comissão de representantes das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Serviços Urbanos e do Codau, bem como o vereador João Gilberto Ripposati vão acompanhar o desenvolvimento do Programa Solidário de Coleta de Óleo de Fritura em Uberaba.
A decisão saiu durante apresentação técnica do programa no plenário da Câmara, nesta terça-feira, pelo idealizador do projeto, o professor e químico Eli Zago. O encontro reuniu representantes do poder público, da CDL, Lions Clube, Epamig, Emater e empresas envolvidas com causas ambientais.
Caberá à comissão traçar metas para que se cumpra a implantação da coleta de óleo vegetal usado na cidade, trabalho desenvolvido desde 2010 pela empresa Biorrenova.
De acordo com o vereador Ripposati, a apresentação técnica foi uma oportunidade de envolver segmentos importantes para recepcionar a proposta e colocá-la em prática na cidade. A comissão deverá escolher algumas escolas para funcionar como projeto piloto. Outros núcleos de referência para coleta de óleo serão os 14 ecopontos implantados em vários bairros da cidade. O município deve autorizar o funcionamento dos pontos de coleta para viabilizar o programa.
A proposta é desenvolver um trabalho de conscientização e sensibilização da população visando a ampliar o projeto de coleta e reciclagem do óleo de cozinha em Uberaba, a exemplo do que já ocorre com o reaproveitamento de garrafas Pet e latinhas de alumínio. Para o vereador Ripposati, além de contribuir com o meio ambiente, a população estará fazendo uma espécie de economia solidária, já que pode trocar óleo usado por detergente biodegradável, água sanitária e desinfetante.
O professor Eli Zago defendeu o envolvimento da comunidade escolar para mudar hábitos e costumes regionais, entendendo que o descarte de óleo é apenas uma pequena parte do grande problema da geração de lixo nas cidades. Segundo ele, para cada quatro litros de óleo coletados nas escolas, a instituição será beneficiada com um litro de detergente, desinfetante ou água sanitária.
Outra proposta apresentada durante a reunião técnica será inserir o programa de coleta de óleo de cozinha no projeto Amigo do Campo, que será reeditado este ano. O projeto ambiental é desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e leva às comunidades rurais práticas socialmente responsáveis.