Comoveec levanta principais problemas na realização de eventos em Uberaba
Responsável por convocar a reunião, Kaká Se Liga defende ponto de equilíbrio com os empresários e promotores de evento
À pedido do vereador Kaká Se Liga (PSL), reunião da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comovec) promovida, nesta última sexta-feira (1º), reuniu mais de trinta pessoas para discutir os critérios para a realização dos eventos em Uberaba.
A discussão, conduzida pelo secretário de Governo, Wellington Cardoso, contou com a participação de representantes de diversos órgãos públicos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Promotoria de Justiça e Prefeitura de Uberaba. Muitos proprietários de casas noturnas, bares, restaurantes, promotores de eventos e prestadores de serviços também participaram da reunião cujo objetivo inicial foi fazer o levantamento geral dos principais problemas que ocorrem no município. Entre eles estão às inúmeras festas clandestinas, realizadas sem alvará, ao arrepio da legislação e a dificuldade de fiscalização por parte do Governo Municipal.
Também foi discutida a falta de capacitação dos seguranças que atuam nesta área, a falta de adequação de alguns estabelecimentos e houve ainda a denúncia de que empresas estariam vendendo alvarás para serem utilizados em festas clandestinas por R$ 1.500.
Para o vereador, a reunião foi extremamente positiva, pois conseguiu levantar os principais problemas que vêm ocorrendo em Uberaba. Agora, ele acredita ser necessário promover ações efetivas para garantir segurança nas casas noturnas e estabelecer critérios para a promoção dos eventos, defendendo uma intensa fiscalização nestes locais voltados para o entretenimento onde o principal público são jovens universitários.
Kaká Se Liga também defende que todas as ações sejam conduzidas com bom senso, destacando ser importante buscar um ponto de equilíbrio com os empresários e promotores de evento "Por isso a necessidade de trazê-los para a discussão", coloca o vereador. Ainda segundo ele, o mercado de entretenimento também gera emprego e renda e, tendo os empresários trabalhando em conjunto com a Comoveec, com muita responsabilidade e dentro da legislação pode-se evitar tragédias semelhantes à ocorrida em Santa Maria.
Um grupo de trabalho será formado para dar continuidade nas discussões no âmbito da Comoveec. As primeiras ações já foram definidas. Conforme o vereador, será feito um levantamento das legislações municipais vigentes para que sejam analisadas pelo órgão e, caso necessário, promover adequações e até discutir novos projetos de lei para garantir a segurança das pessoas que buscam de divertir na noite uberabense.
Uma das propostas iniciais apresentadas na reunião, é abrir um canal de comunicação para que os eventos clandestinos sejam denunciados pela população. Kaká Se Liga também defende o rigor na emissão de alvarás, principalmente para aquelas empresas que, na prática, buscam o alvará para, em seguida, vender para eventos clandestinos.
Daniela Brito - Assessoria de Imprensa