Departamento de Comunicação da Cãmara Municipal de Uberaba realizou reunião com os assessores parlamentares dos vereadores para esclarecer sobre o atendimento do setor e alinhar as rotinas com os integrantes dos gabinetes. Durante a ação, foram detalhados os prazos para solicitações e a conscientização sobre como utilizar a estrutura oferecida pelo Legislativo para temas de interesse público.
Abrindo a reunião, o diretor de comunicação, Paulo Garcia, lembrou que o departamento é aberto a todos os vereadores indistintamente. Porém, a atuação do departamento é restrita à atividade parlamentar. “Nós não podemos, de forma alguma, produzir qualquer material que contenha algo que possa configurar promoção pessoal”, detalhou.
Em seguida, o jornalista Márcio Gennari reforçou a orientação quanto a temas de interesse público e lembrou que da necessidade de os assuntos serem atrativos e proeminentes. “Além de ser de interesse público, é preciso entender que não é qualquer assunto que gera interesse no leitor, ouvinte ou internauta. Precisa ser um assunto importante, que seja pertinente”, reforçou.
Outro ponto destacado por Genari é que o Departamento de Comunicação não trabalha em prol de pessoas, mas tem o foco no Legislativo como um todo. “Nós estamos aqui em um local de debate, muitas vezes os vereadores se exaltam e não trabalhamos para noticiar que um se saiu melhor que o outro. Nós trabalhamos pela casa e nosso foco é trabalhar a imagem do Legislativo, de forma institucional”, orientou.
Por fim, Kiko Marinelli, coordenador da Rádio e TV Câmara, detalhou que os canais do Legislativo estão abertos a todos, mas pediu que as solicitações sejam enviadas com antecedência. “Nós temos limitações, nosso setor tem poucos servidores e, sempre que nos acionarem, pedimos que seja com antecedência”, lembrou. Ficou estabelecido que coberturas às atividades parlamentares dos vereadores pela TV, seja solicitada com, pelo menos, 48 horas de antecedência.
Luiz Gustavo Rezende
Dep. de Comunicação da Câmara Municipal
Uberaba, 30/01/2024