Com a finalidade de auxiliar protetores independentes, a vereadora Denise da Supra cobrou novamente do Executivo ajuda para essas pessoas com alimentos e utensílios. A parlamentar solicitou à Prefeitura distribuir, entre os protetores independentes devidamente cadastrados no órgão municipal competente, gêneros alimentícios, utensílios para animais, móveis, roupas, remédios, coleiras, guias, casinhas, bolsas de transporte e brinquedos, todos provenientes de doações da Prefeitura Municipal. A distribuição de tais itens será exclusivamente de responsabilidade da Superintendência de Bem-Estar Animal e do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ.
Denise enfatiza a importância do trabalho desses protetores para o controle populacional e de assistência aos animais errantes. “O protetor independente é um cidadão engajado, altruísta, que sente compaixão pelos animais e defende uma sociedade mais justa. É pessoa física, que resgata cães e/ou gatos abandonados ou em situação de risco, dando assistência necessária e encaminhando para adoção responsável ou devolvendo-os à comunidade em que vivem, no caso de animais comunitários”, disse.
A vereadora explicou que a Prefeitura determinará os critérios de distribuição, bem como irá estabelecer os critérios de credenciamento para os protetores que serão os beneficiários do programa. “Os protetores independentes designados para esses fins deverão manter registro detalhado das doações e distribuições realizadas e promover prestação de contas, na forma regulamentada pelo Poder Executivo. Precisamos ajudar essas pessoas, pois muitos protetores independentes vêm passando por sérias dificuldades financeiras na busca incessante de ajudar animais abandonados em situação de rua no município. A doação de ração e utensílios para esses animais resgatados seria um incentivo para esses protetores continuarem seu trabalho voluntário”, acredita.
De acordo com a vereadora, a redução do número de animais errantes só será possível através do controle reprodutivo, da adoção e da conscientização da sociedade quanto à guarda responsável. “Sem dúvida, atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. A atuação do protetor independente corrobora com os preceitos que visam à redução de animais abandonados, e a Prefeitura Municipal de Uberaba deve reconhecer a importância deste trabalho”, afirmou Denise.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
12/09/2023