Sempre engajada na defesa dos direitos dos animais e no enfrentamento de todas as formas de violência, a vereadora Denise Max enviou solicitação à Prefeitura de Uberaba para instalação de “Botão de Pânico” nas escolas públicas municipais. O documento também é assinado pelo vereador Marcos Jammal.
A vereadora enfatiza que a segurança dos educandos e educadores precisa ter atenção especial. “Se as escolas oferecessem segurança adequada, muitas vidas teriam sido preservadas. Por isso, solicito a instalação de 'Botões de Pânico' em todas as escolas da rede municipal, como medida preventiva e de proteção à comunidade escolar”, destaca a legisladora.
Denise explica que cada escola contará com dois 'Botões de Pânico', sendo um dos dispositivos sob responsabilidade da direção escolar, e o outro entregue a um educador escolhido coletivamente pelos funcionários e professores. “Em caso de ataque, a pessoa responsável deverá acionar imediatamente o botão de emergência, enviando sinal para a Central da Guarda Municipal e para a Polícia Militar", afirmou.
Relatório produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Especialistas em Violências nas Escolas mostra que o Brasil teve, entre 2002 e outubro de 2023, 36 ataques a escolas, vitimando 37 comunidades escolares. A partir de 2017, houve um aumento significativo de ataques a escolas no Brasil, com exceção de 2020 devido à pandemia de Covid-19. Os ataques contra escolas brasileiras resultaram em 164 vítimas, sendo 49 casos fatais e 115 pessoas feridas, no citado período. Das 37 escolas vitimadas por ataques de violência extrema no Brasil, 30 são públicas (14 municipais e 16 estaduais) e sete são escolas privadas. Já levantamento do Núcleo de Estudos da Violência mostra que, entre 2001 e 2024, houve 49 ataques a instituições de ensino no Brasil.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
12/08/2025