Dia do Capoeirista é incluído no Calendário Popular do município
Vereadores incorporaram ao Calendário Popular de Uberaba o Dia do Capoeirista, conforme previsto em Projeto de Lei de autoria do vereador Lourival dos Santos (PC do B), aprovado pelos parlamentares, na tarde de ontem (4), com 13 votos favoráveis e nenhum contrário. A data será comemorada na semana do dia 3 de agosto, quando deverão ser desenvolvidas ações que valorizem o esporte, bem como orientem e informem a população sobre a manifestação que faz parte da cultura popular e é considerada patrimônio brasileiro.
Representante do Centro de Cultura de Capoeira Águia Branca, que também é Ponto de Cultura do município, Núbia Nogueira relatou aos vereadores sobre a importância histórica, cultural e no âmbito dos valores humanos do esporte que, segundo ela, não recebe a valorização e o reconhecimento que merece. "Precisamos defender, junto às esferas de poder, o reconhecimento que a capoeira merece. A história da capoeira é feita por capoeirista. Somos 19 grupos de capoeiristas na cidade. Essa ação de hoje é afirmativa para as políticas públicas de fomento ao esporte. Minha participação aqui é importante para vocês terem conhecimento de nossa força e representatividade. Isso, talvez, é até mais importante do que termos um dia dedicado a nós no calendário municipal", reforçou.
PL 094 - Outra proposta aprovada pelos parlamentares durante a reunião ordinária da tarde de ontem, de autoria do Poder Executivo, autoriza a desafetação e alienação das áreas verdes 15 e 17 do Distrito Industrial 3, Uberaba-Delta. Presente nas discussões, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Aguinaldo Silva, explicou que o Conselho Municipal do meio Ambiente e o Grupo de Trabalho já emitiram parecer favorável às ações previstas na matéria, haja vista que as áreas estão sem aproveitamento desde 1987, além do interesse público pela geração de renda e emprego. "Quando você desafeta uma área, ela deve ser substituída. E como, nesse caso, trata-se de área verde, a verba, carimbada, vai para o Fundo Verde", esclareceu.
Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) questionou a aparente falta de escritura, bem como a realização de licitação para alienação. Silva sanou as dúvidas em relação às documentações, que estão regulares, bem como explicou que, tanto a desafetação, quanto a autorização para alienação, estão em conformidade com a Lei de Licitações. O PL aprovado com 12 votos favoráveis e nenhum contrário.
Sobrestados - Os Projetos de Lei 095/12, 096/12, 097/12 e 098/12, que dispõem sobre autorização ao executivo para abertura de crédito adicional especial ao orçamento deste ano, deverão ser discutidos na próxima segunda-feira (9), em que pese tratar-se da penúltima reunião ordinária do mês, destinada à votação de requerimentos e indicações. O pedido de adiamento da discussão partiu do vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM), sob a justificativa de que as matérias chegaram a suas mãos pouco antes da discussão. "Trata-se de projetos que envolvem recursos financeiros consideráveis. Não podem ser discutidos de forma leviana. Precisamos estudar os conteúdos antes de votar", defendeu. Dessa forma, os projetos foram sobrestados pelo líder do prefeito, vereador Cléber Cabeludo (PMDB).