Projeto de autoria do vereador Baltazar da Farmácia instituiu em Uberaba o “Dia Municipal de São Marcelino Champagnat”, a ser comemorado anualmente no dia 20 de maio.
Marcelino Champagnat nasceu em 1789, no vilarejo de Marlhes, na França. Sofrendo as consequências dessa época, experimentou uma educação escolar degradada, o que o marcou profundamente. Durante seus estudos para se tornar sacerdote, sentiu a necessidade de formar religiosos educadores capazes de dar uma nova resposta à situação da juventude que estava mergulhada na ignorância, abandono moral e social. “A partir da leitura de seu tempo e tomando uma atitude corajosa, Champagnat fundou, em 1817, em La Valla, o Instituto dos Irmãos Maristas. Sua fundação, comprometida com a formação cristã e cidadã, especialmente dos mais empobrecidos, hoje continua viva no coração de irmãos e leigos em mais de 70 países. Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista, inicialmente denominado Instituto dos Irmãozinhos de Maria, em 1817, na França. Foi um homem humilde, mas com grandes sonhos e visão de futuro. Dedicou-se à vida religiosa e construiu uma obra educativa dedicada à educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, contou Baltazar.
Champagnat foi canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II, que o reconheceu como santo da Igreja. Hoje, após 200 anos de história, os Maristas de Champagnat (irmãos, leigos, leigas e colaboradores) ainda dão continuidade à sua obra de educação evangelizadora e cuidam da sustentabilidade da missão em mais de 80 países.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
16/05/2023