Caso projeto de autoria do vereador Diego Rodrigues seja sancionado pela prefeita Elisa Araújo, será incluído no Calendário Municipal o ‘Dia Municipal da Família Acolhedora’, que visa a elaboração de ações educativas e informativas de conscientização sobre o tema.
Diego explicou que, anualmente no dia 31 de maio, de acordo com o projeto aprovado na Câmara Municipal, deverão ser desenvolvidas ações sobre a importância e valorização do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora como política pública. “A data em questão visa a aumentar a conscientização social sobre a importância do acolhimento familiar como uma forma de garantir que crianças e adolescentes, que não podem viver com suas famílias biológicas por diversos motivos, tenham a oportunidade de crescer em um ambiente familiar seguro, estável e acolhedor. Uma das premissas que pauta o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente é o direito à convivência familiar e comunitária”, ressaltou Diego.
O vereador lembrou que, nesses casos, o Estado deve traçar estratégias, ainda que temporárias, que possam levar à constituição de importantes vínculos familiares e comunitários, sempre priorizando o resgate dos vínculos originais ou, em caso de sua impossibilidade, propiciando as políticas públicas necessárias para a formação de novos vínculos. “O acolhimento em questão é provisório e deve garantir o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes em situação de negligência, abandono, risco social, pessoal ou quando seus direitos estão sendo ameaçados ou violados no contexto familiar.”
A família acolhedora, de acordo com o vereador, possibilita e estimula a construção de vínculos afetivos de modo a garantir o desenvolvimento global da criança durante esse período, sem a necessidade de institucionalização. “É preciso trabalharmos efetivamente na divulgação desse serviço na cidade para aumentarmos o número de famílias que possa acolher esses jovens. Em Uberaba, apenas sete famílias recebem essas crianças e adolescentes em seus lares. Quem tiver interesse no assunto, pode ligar (34) 3314-9239 para mais informações”, destacou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
27/03/2025