A Câmara Municipal aprovou na última terça-feira (02) Projeto de Lei que autoriza a doação de áreas públicas para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), que somam juntas 72.885,60 m², e ficam localizadas na UPG Parque Tecnológico. O PL chegou ao Plenário em regime de urgência, para que a instituição consiga garantir uma verba do governo federal da ordem de R$ 15,5 milhões, que será utilizada na expansão da reitoria e atividades educacionais.
As áreas já haviam sido cedidas pelo Município, por meio das Leis Municipais 10.874/2009, 10.880/2009, 11.010/2010 e 11.939/2014, porém o IFTM precisa da titularidade das mesmas para viabilizar o recebimento do recurso.
Estiveram presentes na votação o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano Silva, o diretor do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, José Ricardo Gonçalvez Manzan, e o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Carlos Eduardo Izidoro. O líder do Governo, vereador Almir Silva, falou sobre a importância da votação e aprovação do projeto com urgência, para conseguir o dinheiro que será destinado à educação no Município.
O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, falou sobre a grande relevância do projeto. “Estamos aqui hoje falando sobre educação e sobre aumentar a possibilidade de crescimento para um ensino público gratuito e de qualidade, de um ensino técnico, profissional e tecnológico, onde o estudante que busca o Instituto vai conseguir mais vagas”, afirmou. Ele explicou que as 250 novas vagas serão distribuídas tanto no ensino técnico integrado ao ensino médio, quanto na graduação e pós-graduação.
Ainda de acordo com o reitor, “é uma instituição de transformação social, que usa o trabalho como princípio formativo, que prima por valorizar os arranjos produtivos locais e fomentar cada vez mais formação de excelência para as comunidades”. Marcelo comentou que o projeto trata da doação de quatro áreas, tanto para a reitoria, quanto para o Campus Parque Tecnológico, que é o mais novo e o que mais cresceu nos últimos anos por causa do aumento da demanda, e que vai possibilitar um investimento do governo federal na ordem de R$ 15,5 milhões.
Segundo o reitor, a verba será destinada a criação de, no mínimo, 250 novas vagas e construção de 13 salas de aulas nos próximos dois anos, além de 11 laboratórios de tecnologia da informação, química, física, biologia e automação industrial, assim como a criação de dez novas vagas de servidores, entre a reitoria e o campus, possibilitando o aumento de pesquisas e extensão para a comunidade.
O representante do IFTM explicou, ainda, que o governo federal anunciou a expansão e consolidação dos institutos, as quais precisam acontecer ainda este ano, sendo que por causa do período eleitoral o prazo ficou mais curto. “Daí a necessidade de urgência na votação, para dar prosseguimento ao processo e licitação da obra de construção do prédio, assim como a liberação da verba federal”, concluiu o reitor.
O diretor do Campus, José Ricardo, comentou que a unidade vai completar dez anos de criação. O Campus Parque Tecnológico já nasceu grande e cresce rapidamente, esse é um dia histórico, que vai possibilitar a abertura de mais vagas e a transformação de vidas através da educação”, afirmou.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
03/07/2024